As provas da primeira fase da 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) serão realizadas nesta terça-feira (4). No Piauí 220 municípios estão inscritos, totalizando 646 escolas em todo o Estado.
No Colégio Estadual Zacarías de Góis (Liceu Piauiense), cerca de 1.360 alunos irão participar da Obmep. De acordo com Antonio Avelar, as expectativas são boas em relação à prova e devem aparecer bons resultados. “Nós preparamos nossos alunos com reforço especial para a Olimpíada. É provável que teremos êxito”, destaca.
A Obmep vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Este ano, 218.110 estudantes piauienses deverão comparecer às escolas para mostrar suas habilidades na disciplina, depedendo do desempenho, poderão até garantir prêmios.
Em 2012 foram entregues 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 3.100 de bronze, 4.500 bolsas de Iniciação Científica Jr. (CNPq) e 46.200 certificados de Menção Honrosa aos estudantes de todo o país. A olimpíada é uma oportunidade para os alunos da rede pública mostrarem seu potencial no que diz respeito a área das ciências exatas e serve ainda de incentivo para uma possível carreira profissional voltada para projetos educacionais ligados à matemática.
Recentemente, alunos como Sorelly da Silva Costa (Unidade Escolar Manuel Francisco Lustosa), em Tanque-PI e Thaisse Gabrielle de Sousa Aquino (Unidade Escolar Armando Burlamaqui), Jessica Simão Rodrigues (Unidade Escolar Eva Feitosa) e Kairo Fernando Lustosa de Amorim (CEMTI Desembargador Pedro Sá), todos da 8ª Gerência Regional de Educação, sediada em Oeiras, receberam premiações da edição 2012 da Obmep.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.