Durante IV Conferência Regional do Meio Ambiente o prefeito de Teresina, Firmino Filho, anunciou a liberação de R$18 milhões para a construção de obras de drenagem no Parque Lagoas do Norte. O evento, que aconteceu na manhã de hoje (29) no auditório da FIEPI, discutiu a implementação da política nacional de resíduos sólidos, coleta seletiva de lixo e adoção da agenda ambiental pela administração pública.
A liberação dos recursos é resultado de uma negociação no Ministério da Integração Nacional, onde foram discutidos temas como educação, reforma do Mercado Central de Teresina e duplicação da Avenida Rio Poty até a Santa Maria da Codipi.
Implementando ações de preservação do meio ambiente, o prefeito Firmino Filho anunciou que, com o objetivo de atender a legislação vigente, o aterro sanitário de Teresina está sendo transformado em aterro controlado e está passando pela ampliação da impermeabilização, cobertura e tratamento correto do chorume.
“A sociedade tem custos com a coleta. Procuramos implementar ações para a construção de aterros até 2014 e reciclagem de resíduos sólidos. Vamos estudar ações passadas para transformar em ações permanentes. Teremos o plano de resíduos sólidos adicionado ao plano municipal de saneamento”, enfatizou o prefeito.
Trinta municípios participaram da conferência, que teve como objetivo promover uma ampla discussão e mobilização sobre o tema ‘Meio Ambiente’ entre os municípios piauienses, bem como deliberar sobre as propostas que devem ser encaminhadas para a etapa estadual do evento.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.