O Governo do Estado está preocupado com o baixo nível da Barragem de Bocaina, localizada no município de Picos. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o DNOCS, realizou uma reunião com os trabalhadores que fazem parte da Cooperativa Mista Agroindustrial Vale do Guaribas, na localidade Torrões, zona rural daquele município para discutir alternativas que amenizem a situação da seca na região.
Após ouvir os trabalhadores, o secretário Dalton Macambira anunciou que, devido à situação emergencial, serão liberados 250 m³/s da Barragem de Piaus e a mesma quantidade da barragem de Bocaina. “Teremos que pensar em ações imediatas já pensando nos próximos anos. As previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicam que, enfrentaremos mais estiagem. Por isso que ficou acertado o uso compartilhado das barragens de Bocaina e de Piaus nos limites estabelecidos (vazão de 250 mil litros em cada uma), para que não se comprometa o abastecimento futuro”, ressalta Macambira.
Durante a reunião, foi destacada a importância da comissão gestora da barragem para que não se discuta apenas soluções para momentos de crise, mas que se possa também antecipar decisões que venham a evitar momentos críticos como o que está se verificando naquela região.
Segundo o coordenador do DNOCS no Piauí, José Carvalho, é preciso que os órgãos nacionais e regionais trabalhem em conjunto com quem utiliza a água das barragens para que se possa ter segurança hídrica na região, por isso foram criadas as comissões das barragens e é por essa razão também que aconteceu esse encontro na Cooperativa Mista Agroindustrial Vale do Guaribas.
Rodrigo Flecha, superintendente de Outorga da Agência Nacional de Águas e Marcos Freitas, especialista em recursos hídricos, fizeram um demonstrativo da evolução do armazenamento do reservatório da Barragem de Bocaina nos últimos meses, onde se verificou a diminuição em sua capacidade (de 65 milhões de m³ em janeiro de 2012 para 25 milhões de m³ em maio deste ano), e em função disso foi decidido a quantidade da vazão das barragens para amenizar o problema da seca em Picos. E a partir da próxima semana técnicos estarão trabalhando na atualização do cadastro de usuários das águas da barragem para um controle mais efetivo do uso, garantindo que não haja escassez nos próximos meses.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.