Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

28/05/2013 - 11h54

Compartilhe

28/05/2013 - 11h54

Deputado apresenta projeto para combater a obesidade no Piauí

Ainda de acordo com o projeto devem ser adotadas medidas para o controle da publicidade de produtos alimentícios no Estado

 Redação

 

O deputado Tererê (PSDB) apresentou projeto que visa instituir a Política Estadual de Combate à Obesidade, além de implementar ações consideradas eficazes na redução de peso e no combate à obesidade adulta, infantil e mórbida.

O projeto do parlamentar tem o objetivo ainda de desenvolver ações intersetoriais compatíveis com os direitos humanos universal, que defendem à alimentação e nutrição adequadas à sociedade; buscando com isso a qualidade de vida dos piauienses.

Combater a obesidade na rede escolar do Estado é outra preocupação do tucano e aposta em campanhas educativas e informativas como sendo uma estratégia capaz de conscientizar as pessoas das causas e consequências da doença ao considerar os locais públicos como escolas, parques e postos de saúde propícios para divulgação.

Outro ponto defendido pelo projeto do deputado é o incentivo ao aleitamento materno e ressalta que a medida pode prevenir a obesidade naquelas crianças que possuem tendência ao problema; e no seu último inciso destaca a implantação de centros de diagnósticos e acompanhamentos dos casos de sobrepeso e obesidade, integrados ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária Alimentar e Nutricional.

Ainda de acordo com o projeto devem ser adotadas medidas para o controle da publicidade de produtos alimentícios no Estado, em parceria com entidades representativas da área de propaganda.

O parlamentar explica que a parceria com outros Estados pode ajudar na aplicabilidade da lei porque "o Estado poderá celebrar convênios e parcerias com órgãos da União, de outros Estados e municípios, bem como com entidades da sociedade civil, visando à execução da Política Estadual de Combate à Obesidade", afirma Tererê.

Redação

Comentários