Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Notícias /

Economia

22/05/2013 - 09h45

Compartilhe

22/05/2013 - 09h45

Parnaíba sediará o 1º Salão da Rota das Emoções

A ideia é ampliar a oportunidade de acesso a mercados por parte dos empresários que compõem o trade turístico desse roteiro.

 Agência Sebrae

 

Cooperando para uma Rota das Emoções Melhor – O Território é o Negócio. Esse é o tema do 1º Salão da Rota das Emoções, que acontecerá em julho, em Parnaíba, cidade localizada a 318 quilômetros ao norte de Teresina, porta de entrada para o Delta do Parnaíba, um dos principais atrativos turísticos do roteiro.

“Ficamos honrados por nosso Estado ter sido escolhido para sediar a primeira edição desse evento grandioso, que envolve também o Ceará e o Maranhão. Estamos nos preparando para receber bem os participantes, e a expectativa é que mais de dez mil pessoas circulem no Salão”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

O evento será um espaço de apresentação e promoção dos atrativos e serviços da Rota das Emoções. A ideia é ampliar a oportunidade de acesso a mercados por parte dos empresários que compõem o trade turístico desse roteiro. Fortalecer as relações ente iniciativa privada, poder público e comunidade também estão entre os objetivos do Salão.

Os quatorze municípios que fazem parte da Rota terão estandes no evento. Do Piauí, estarão presentes representantes de Ilha Grande, Parnaíba, Luiz Correia e Cajueiro da Praia. Do Ceará, os municípios contemplados serão Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia e Santo Amaro serão a cidades do Maranhão representadas no Salão.

Além dos atrativos da Rota das Emoções, serão destaque no evento roteiros complementares que contemplam destinos no Piauí, Ceará e Maranhão. Serras Nordeste, Costa dos Ventos e São Luís são as opções a serem apresentadas. O Serras Nordeste envolve as cidades de Pedro II, Piripiri e Piracuruca, no Piauí; e Tianguá, Ubajara e Viçosa, no Ceará. O Costa dos Ventos abrange as cidades de Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Trairi, no Ceará. Já o roteiro São Luís dá visibilidade à capital maranhense e ao município de Alcântara, localizado na região metropolitana de São Luís.

Entre os mais de 150 expositores do salão estarão empreendedores da cadeia produtiva do turismo, operadores e agentes de turismo parceiros da Rota das Emoções, órgãos públicos e entidades não-governamentais que desenvolvem ações de fomento a essa atividade.

A programação do evento inclui, além de divulgação de atrativos e serviços, encontros de negócios, seminários, apresentações culturais, exposição de artes e oficinas.

Serão realizados dois encontros de negócios. O primeiro terá como compradores representantes de meios de hospedagem e alimentação, e como fornecedores grupos de artesanato e produtores rurais. No segundo os representantes de meios de hospedagem e alimentação, além do receptivo local figurarão como fornecedores, enquanto operadores e agentes de viagens regionais serão os compradores.

Na exposição de artes, serão montados 15 painéis retratando belezas culturais e naturais dos municípios da Rota. Esses painéis trarão trabalhos de artistas, seja em fotografia, pintura, escultura ou bordado.

No âmbito do conhecimento, serão realizados quatro seminários, com a expectativa de participação de cerca de 600 pessoas. Entre os temas dos seminários estão Economia Criativa; o Negócio é o Território, no qual serão discutidas ações de ministérios, secretarias e sociedade que podem contribuir para o desenvolvimento territorial e a gestão social da Rota; Cuidando do Nosso Patrimônio, que terá como foco o desenvolvimento regional e a preservação do patrimônio cultural; e a Importância das Parcerias Público-Privadas para o avanço do roteiro, no qual estarão presentes prefeitos, diretores do Sebrae, empresários e convidados.

O 1º Salão da Rota das Emoções é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão; com o apoio de secretarias de turismo, Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; Serviço Social do Comércio, Sesc; Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater; Instituto Chico Mendes; Care Brasil; e universidades.

A ROTA DAS EMOÇÕES NO PIAUÍ

No centro da Rota das Emoções, o Piauí reserva uma pequena, mas belíssima faixa de areia, céu e mar. A partir de Camocim, última cidade da Rota no Ceará, a primeira beleza a ser vista no Piauí é Barra Grande, reduto pouco conhecido no país. Quem vem desbravando o lugar são os adeptos do kitesurf, pela intensidade dos ventos, condição para a prática desse esporte.

Em seguida temos o Delta do Parnaíba, um santuário ecológico composto de dunas, mar e lagoas, o terceiro maior delta oceânico do mundo e o único em mar aberto das Américas, numa área de 2,7 mil quilômetros quadrados. Área de Proteção Ambiental desde 1996, o Delta tem seu desenho geográfico parecido ao de uma mão aberta, cujos dedos representam os principais afluentes do Rio Parnaíba.

Os passeios pelos igarapés reservam encontros com diversas espécies da fauna da região, entre os quais o jacaré de papo amarelo, peixes de quatro olhos, guarás em revoada e caranguejos.

A experiência, aqui, vai além de simplesmente visitar um novo lugar. Esta etapa da Rota coloca o visitante em contato com a vida real de gente que mergulha na lama para catar caranguejo, inventa chapéus e tapetes da palha da carnaúba e fabrica ricos bordados e rendas. Tudo com as próprias mãos, em rituais que atravessam gerações e compõem mais um conjunto de emoções.

Agência Sebrae

Comentários