O anúncio de uma greve dos trabalhadores de empresas de ônibus para a 0h da próxima segunda-feira (20) fez a Prefeitura de Teresina realizar plantão neste fim de semana para cadastrar ônibus particulares e vans.
Teresina possui uma frota de 426 ônibus e deve ficar nesta segunda-feira com apenas 127 veículos de empresas de ônibus em circulação.
Para a Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito), os veículos cadastrados para circular na cidade devem amenizar os transtornos causados pela quantidade insuficiente de ônibus na capital piauiense, que deve ter apenas 30% da frota de ônibus regulares em circulação.
A prefeitura está se programando para que os usuários não sejam prejudicados com a greve dos motoristas e cobradores" Ricardo Freitas, diretor de Transportes Públicos da Strans |
|
"A superintendência está se programando para que os usuários não sejam prejudicados com a greve dos motoristas e cobradores dos transportes públicos. Assim, estamos cadastrando os carros para que as pessoas possam se deslocar com tranquilidade", afirmou o diretor de Transportes Públicos da Strans, Ricardo Freitas.
A Strans informou até este sábado (18) foram cadastrados 80 veículos, mas o plantão continua neste domingo (19) para o cadastro provisório de outros veículos. Os interessados em se cadastrar para trabalhar com seus veículos particulares durante a greve dos motoristas e cobradores de ônibus devem comparecer à Strans com o veículo, a documentação do carro e a carteira de habilitação do condutor.
Para obter o cadastro o veículo passa por uma vistoria da Strans e obtém um selo. Os motoristas dos veículos também recebem orientação do roteiro que vão trabalhar para atender a toda Teresina.
O valor das passagens continua o mesmo, R$ 2,10, e a meia-passagem deve ser paga em dinheiro porque os veículos provisórios não possuem o sistema de leitura de cartão magnético. Basta o estudante apresentar a carteira que o valor cobrado será de meia passagem.
Decisão
Prefeitura faz plantão no fim de semana para cadastrar veículos Tribunal propõe reajuste para impedir greve no transporte coletivo de Teresina |
O Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí) já havia anunciado durante a semana a possível greve na próxima segunda, em Teresina, mas a oficialização ocorreu no fim da tarde deste sábado com a realização de assembleia.
Pela manhã ocorreu a primeira assembleia, que obteve empate técnico, com votos a favor e 82 votos contra a paralisação. Com isso, o Sintetro marcou uma nova assembleia para a tarde, onde ficou decidido por unanimidade pela greve.
Desde o início do mês, de acordo com o Sintetro, que a categoria vem negociando com os donos de empresas de ônibus. Ocorreram quatro rodadas de negociação, mas nenhuma chegou a acordo.
Os trabalhadores de ônibus pediram o aumento de 15% em seus salários, mas o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) entrou na negociação e propôs 9,05%, nesta sexta-feira (17). Os empresários oferecem metade do valor pedido pelo Sintetro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.