Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

14/05/2013 - 15h43

Compartilhe

14/05/2013 - 15h43

Hemopi intensifica coletas através do projeto Torcedor Sangue Bom

Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 67 anos e peso acima de 50 quilos

 Redação

 

Uma parceria entre o Ministério da Saúde e alguns clubes de futebol do país, firmada no final de abril deste ano, em São Paulo, vai estimular os torcedores brasileiros a fazerem doação de sangue. A campanha Torcedor Sangue Bom, que contará com a participação de jogadores de futebol, pretende alcançar a meta de 1.000.000 de doadores de sangue, até julho deste ano.

Em Teresina e nas principais cidades do Estado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) também se mobilizará para aumentar o número de bolsas de sangue no estoque e, através das coletas externas, atrair mais doadores nesses meses que antecedem o período das férias.

“Julho é um mês de férias escolares e é muito comum baixarem os estoques de sangue nos hemocentros. Com a colaboração dos torcedores aqui do Estado, já agora nos meses de abril, maio e junho, poderemos evitar a baixa dos estoques”, declarou a supervisora de Coleta Externa do Hemopi, Hortência Rocha.

De acordo com o Ministério, o número de coletas no país alcançou a marca de 3,6 milhões de bolsas de sangue no ano passado. A marca é acima do percentual que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece: que todo país deve ter, ao menos, 2% da população como doadora. Mesmo assim, a estratégia montada pelo Governo Federal visa aumentar ainda mais esse número.

No Piauí, as torcidas organizadas do River e Flamengo-PI já possuem um histórico de participações ativas nas campanhas do Hemopi, tanto em doações, como em coletas externas. Já para o mês de maio, o agendamento de coletas externas do Hemocentro está definido, como mostra o quadro abaixo.

Os torcedores e demais interessados em doar sangue devem procurar o hemocentro mais próximo à sua residência. Em todo o país, são 32 hemocentros coordenadores e 368 regionais. No Piauí, além de Teresina, as cidades de Picos, Floriano e Parnaíba também contam com hemocentros, que oferecem modernas instalações para os doadores e servidores.

Podem doar sangue pessoas com idade entre 18 anos e 67 anos e peso acima de 50 quilos. Jovens com idade entre 16 anos e 17 anos também podem doar desde que tenham o consentimento formal do responsável legal.

Coletas externas em Maio de 2013

Dias 14 e 15 - Faculdade Santo Agostinho (Teresina)
21 - IFPI Centro (Teresina)
22 - Unidade Escolar José Amável (Teresina)
24 e 25- Campo Maior-PI
27 - UFPI C.A. de Enfermagem (Teresina)
29 - Madeiro-PI
30 - Matias Olímpio-PI

Redação

Comentários