Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Notícias /

Esporte

29/07/2012 - 12h56

Compartilhe

29/07/2012 - 12h56

Família de Sarah comemora ouro olímpico com carreata pelas ruas de Teresina

"A vitória é histórica", disse a mãe de Sarah, emocionada.

 O Dia

 

Sarah Menezes já fez história para o Brasil ao disputar a semifinal do judô nas Olimpíadas de Londres 2012. A piauiense foi a primeira brasileira a chegar a essa etapa da disputa sem passar pela repescagem. O ouro conquistado por Sarah foi o primeiro do Brasil nessa edição das Olimpíadas e o primeiro da história do judô feminino em uma competição olímpica. 

Para comemorar, os familiares a amigos da judoca piauiense saíram em carreata pelas ruas de Teresina. O Centro de Treinamento da atleta, onde a família e os amigos de Sarah acompanharam as lutas desde as 5h30 da manhã deste sábado (28), foi o ponto de partida. De lá, percorreram a Avenida Miguel Rosa, em direção à Zona Norte; cruzaram a Avenida Frei Serafim e seguiram pela Rua Desembargador Pires de Castro, Avenida Alameda Parnaíba e Ponte Estadiada. A festa continuou pelas ruas e avenidas da Zona Leste da cidade.

O técnico da seleção brasileira sub-20 de judô, Queiroz Filho, que acompanhou as lutas junto com a família da atleta, comentou o momento de Sarah na competição. "Sarah estava ainda inexperiente em 2008 [na ocasião, Sarah não chegou à semifinal e foi bronze], foi um momento de aprendizado, mas dessa vez ela está em um momento superior. O ouro é resultado disso", disse. 

Sarah Menezes, em entrevista logo após a luta, disse que a preparação psicológica foi fundamental para o resultado. "Eu estava com a cabeça no lugar, tranquila, com foco na competição. Estou muito contente, muito realizada".

Sobre a grande final, o temor era que Sarah enfrentasse a japonesa Tomoko Fukumi, mas a grande rival da piauiense caiu diante da romena Alina Dumitru na semi. "A romena é a 4ª no ranking mundial e a Sarah e a 3ª. Nas últimas três vezes que as duas se enfrentaram, a Sarah venceu. Ela já era favorita ao ouro", disse Queiroz Filho.

A mãe da atleta comentou ainda sobre o psicológico de Sarah na competição. "Ela esteve com o apoio das três irmãs ao lado dela em Londres, sei que isso ajudou. Falei com ela ontem [sexta-feira, 27] e ela estava calma, tranquila. Estamos muito felizes", disse. A mãe disse ainda que a medalha será o presente de uma das irmãs da atleta, Sâmia Menezes, que faz aniversário hoje.

 

O Dia

Comentários