Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de janeiro de 2025
Notícias /

Política

08/05/2013 - 09h13

Compartilhe

08/05/2013 - 09h13

Câmara de Teresina divulga relatório e garante demitir servidores faltosos

No documento apresentado nesta terça-feira (7), em plenário, foram constatadas deficiências em alguns setores da Casa.

 Do Liberdade News

Apresentação do relatório.

 Apresentação do relatório.

A Câmara Municipal de Teresina finalizou relatório referente ao recadastramento de 182 servidores da Casa, realizado entre os dias 21 de março e 12 de abril deste ano, e traçou um perfil dos colaboradores permanentes, além de verificar a necessidade de pessoal nos setores do Legislativo municipal e a possibilidade de convocar aprovados no concurso público realizado em 2012.

O relatório foi apresentado hoje (7), em plenário, aos vereadores durante sessão ordinária no plenário Vereador José Omatti. O documento contém 88 páginas e conta com gráficos, tabelas e clipagens de notícias e editais publicados em meios de comunicação. Os vereadores Ricardo Bandeira e Antônio Aguiar fazem parte da comissão de análise do relatório.

No levantamento, foi constatado que 73% dos servidores da Casa encontram-se na faixa etária de 41 a 61 anos. A maioria dos colaboradores é composta por mulheres (52%), sendo que os homens representam 48%. O relatório revelou ainda que a maior parte das pessoas que possuem formação superior é da área do Direito (18%) seguido de Ciências Contábeis (7%).

Todos os servidores compareceram à Câmara Municipal e atestaram, por meio de comprovante de residência, que moram no país. Porém, por determinação da presidência da CMT todos os funcionários que estão afastados dos postos de trabalho devem retornar às funções.

"Convocamos os servidores que se afastaram de seus cargos para baterem ponto e cumprirem expediente sob o risco de serem demitidos. Caso se ausentem por mais de um mês, abriremos processo administrativo", ressalta o presidente da CMT, vereador Rodrigo Martins.

Funcionários cedidos e deficiências

Segundo o diagnóstico elaborado pelo Departamento de Gestão de Pessoal da CMT, a maior concentração de servidores está nos setores Administrativo e Legislativo. Já no setor de Taquigrafia e Atas da Câmara foi detectada carência de colaboradores. Em relação aos servidores que estão à disposição de outros órgãos, o documento aponta que cinco deles foram cedidos, sendo três ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE- PI) e dois à Prefeitura de Teresina.

Satisfação dos servidores

No ato de entrega do formulário de recadastramento que contém informações referentes ao cargo de cada servidor e informações pessoais, foi feita pesquisa do clima organizacional com o intuito de diagnosticar as necessidades pessoais dos colaboradores e suas expectativas quanto à administração de pessoas na CMT.

Do total de servidores, 90% deles estão satisfeitos com o salário atual e 93% consideram o relacionamento com os colegas ótimo ou bom. Em relação ao ambiente de trabalho, 79% avaliam como ótimo ou bom a limpeza, ventilação e iluminação no local onde executam suas atividades.

Remanejamentos

Com o relatório finalizado, a gestão deve fazer um estudo sobre a situação de cada colaborador com o intuito de realizar remanejamentos em setores carentes de aparelhamento pessoal ou que apresentem acessos, bem como evitar desvios de função. "Será feito um estudo da situação de cada servidor para que possamos relotar os departamentos, sendo observado o cargo. Diagnosticamos desvio de funções e que essas pessoas serão readequadas e lotadas de acordo com cada cargo que exerce", garante Rodrigo Martins.

A ideia é verificar ainda a possibilidade de convocar aprovados no último certame realizado pela Câmara com o intuito de sanar deficiências nos setores.

Descontos: economia de R$ 12 mil por semana

A Câmara Municipal de Teresina detectou a ausência de 33 servidores efetivos em seus postos de trabalho após o término do recadastramento no último dia 12. As informações preliminares do levantamento dão conta que a Casa economizou R$ 12 mil no período de uma semana com os descontos realizados na folha de pagamento dos funcionários ausentes sem justificativa. De acordo com a Mesa Diretora da CMT, a medida continuará sendo realizada com o intuito de garantir a presença dos servidores na Casa.

Do Liberdade News

Comentários