A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 10 de maio, está chegando ao fim. A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem intensificado o chamado à população para alcançar a meta de vacinar 140 mil pessoas. Até o momento cerca de 60 mil pessoas do público-alvo tomaram a vacina na capital. Neste final de semana 12 postos de vacinação ficarão abertos (Veja lista abaixo).
As quantidades de salas de vacina e postos extras serão mantidas na capital. Ao todo são 115 salas de vacina durante a semana, incluindo postos, unidades básicas e hospitais municipais.
“Em Teresina os idosos representam 50% do total que temos que vacinar. Ao todo são 70 mil pessoas com idade acima de 60 anos. Aproveito para reforçar o chamado aos idosos, porque a gripe pode trazer sérias complicações, desde internações graves até óbitos. A FMS também tem equipes de saúde da família disponíveis para atender em casa. Nos casos de pessoas acamadas, basta ir ao posto de saúde mais próximo de casa para solicitar”, afirmou o presidente da FMS, Luiz Lobão.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no ano passado: a H1N1, H3N2 e B. Crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, mulheres que estão até 45 dias pós-parto, trabalhadores de saúde, pessoas com doenças crônicas ou condições especiais e idosos devem ser vacinados.
Postos de vacinação que irão funcionar neste final de semana em Teresina (dias 04 e 05 de maio)
Zona Sul
- Hospital do Promorar
- Hospital do Parque Piauí
- Unidade Básica do Cristo Rei
Zona Norte
- Hospital do Buenos Aires
- Hospital da Primavera
Zonas Leste/ Sudeste
- Maternidade Wall Ferraz (CIAMCA)
- Hospital do Satélite
- *Supermercado Extra (Av. Kennedy)
- *Comercial Carvalho ( Av. Kennedy e Av. Homero Castelo Branco)
- *Shopping Riverside
- *Teresina Shopping
OBS: * Postos Volantes onde só podem ser vacinados adultos.
Confira abaixo a lista de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais que tornam necessária a vacinação:
Obs: Caso você se enquadre em algum destes casos, vá ao posto de vacinação mais próximo levando a prescrição médica:
Doenças respiratórias crônicas: asma (em uso contínuo de corticóide), doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquioecstasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doenças cardíacas crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.
Doenças renais crônicas: doença renal nos estágios 3,4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.
Doenças hepáticas crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.
Doenças neurológicas crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.
Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.
Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesidade grau III
Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.