Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Notícias /

Esporte

01/05/2013 - 18h37

Compartilhe

01/05/2013 - 18h37

Parnahyba Sport Club completa 100 anos

O Parnahyba é o clube mais antigo do futebol piauiense em atividade.

 Ramiro Pena/Acesse Piauí

 

Em busca do bi-campeonato, o Parnahyba Sport Club completa seu centenário neste 1º de maio de 2013. O Parnahyba é o clube mais antigo do futebol piauiense em atividade. Na sua história estão 7 títulos da Liga Parnaibana e 4 títulos da era da Federação de Futebol do Piauí. Na temporada 2013, apesar de duas paralisações de seu elenco por conta de questões financeiras, a equipe está na disputa das semifinais do Campeonato Piauiense a fim de presentear a sua apaixonada torcida.

Fundado em 1 de maio de 1913 por José de Moraes Correia, Ozias de Moraes Correia, Colibri Alves, Oton Ramos, Hilton Lopes, José Leite e Mário Reis, o time azulino disputa competições desde o ano de 1916, ficando de fora do Estadual de 1941 a 1968. Apesar da Federação de Futebol ser instituída somente em 1941, haviam as ligas de Parnaíba e Teresina onde a Liga de Parnaíba (Liga Piauiense de Esportes Terrestres) era a que estava filiada à Confederação Brasileira de Desportos.

A partir de um decreto de lei nº 3.199 assinado pelo presidente Getúlio Vargas que decretou a criação do Conselho Nacional de Desportos, começou a definição pela supremacia do futebol piauiense. Cada Estado deveria ter apenas uma federação e essas seriam nas capitais. Com isso, o time parnaibano só voltaria às competições oficiais no ano de 1968.

Dentre as conquistas, o tri-campeonato de 2004/05/06 trouxeram de volta o time parnaibano às disputas por títulos. O Tri também empolgou a torcida azulina, que nos últimos anos tem se mostrado uma das mais fiéis ao seu time. Em 2012, o Parnahyba sagrou-se campeão, e no ano do centenário azulino a equipe disputa as semifinais do Estadual.

Nesse ano, a equipe encontrou duas crises financeiras. Por duas vezes, o elenco do Parnahyba teve que paralisar suas atividades por conta de falta de pagamentos de salários. No entanto, a equipe conseguiu se classificar para as semifinais do Campeonato Piauiense ao vencer na última rodada o River por 4 a 1 no litoral.

Nas semifinais, o Parnahyba(2º) perdeu o primeiro confronto para o Flamengo(3º) por 2 a 0 no Lindolfo Monteiro. No jogo de volta, o time do litoral terá que vencer no tempo normal para levar a partida para a prorrogação e ter a vantagem de empatar no tempo extra. O segundo jogo entre Parnahyba e Flamengo, válido pela semifinail do Piauiense 2013, será no próximo dia 5 de maio(domingo), no Estádio Mão Santa. Na oportunidade, o vencedor do confronto receberá da Federação de Futebol do Piauí (FFP) o Troféu Centenário.

Ramiro Pena/Acesse Piauí

Comentários