Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

24/04/2013 - 19h17

Compartilhe

24/04/2013 - 19h17

Semana da Dança desperta provocações no Piauí

O evento é uma realização da Escola de Dança do Estado Lenir Argento. A programação acontece até a próxima sexta-feira (26).

 Redação

Semana da Dança (Foto:Divulgação)

 Semana da Dança (Foto:Divulgação)

Dançar é um meio de se comunicar com as pessoas. Essa afirmação constata o que a Semana da Dança, da Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento, aborda em sua segunda edição. Neste ano, a Semana da Dança trata sobre temas relacionados à discussão de gênero, diversidade e preconceito. A programação teve início na segunda-feira (22), e acontece até a próxima sexta-feira (26).

Com intervenções nas praças de Teresina, fóruns, espetáculos e festa, o evento, literalmente, movimenta pessoas. “Esse é um momento para pensar a dança e celebrá-la. Queremos provocar um ato reflexivo sobre vários temas da nossa atualidade e mostrar às pessoas que a dança é um ato de comunicação”, explica o coordenador geral da Escola de Dança do Piauí, Datan Izaká.

Sem segregação etária ou de gênero, o evento busca atingir os mais variados públicos. Nas atividades do Cine Fórum, por exemplo, os alunos, pais e o público em geral são apresentados a filmes que relacionam questões intrínsecas à sociedade, como o preconceito e sexualidade. Além de serem realizados Vídeos Seminários com professores de dança nacionalmente conhecidos.

As atividades não estão apenas nas salas de prática ou audiovisual, elas também ocupam os espaços físicos de Teresina. A programação agrega intervenções nas praças Pedro II e Praça do Liceu, ambas localizadas no Centro da cidade e espetáculos no Theatro 4 de Setembro.

“As praças precisam ser ocupadas por movimentos de arte. Nós realizaremos um flash mob de uma hora na Praça do Liceu com diversos dançarinos para mostrar à sociedade, a necessidade de transformar esses espaços”, disse Datan Izaká. A Semana será finalizada com a Festa do Pendrive, no Espaço Cultural Trilhos, como uma forma de fomentar a diversidade e democracia.

Escola

A Escola de Dança do Estado do Piauí Lenir Argento é a mais antiga e principal instituição de formação em dança no Estado. O local tem cerca de 1.200 alunos e oferece aulas de dança contemporânea, dança de rua, salão, balé, dentre outras atividades.

Programação

Quarta-feira (24)

18h - Espetáculo Mediatriz/Núcleo do Dirceu no Theatro 4 de Setembro, às 18h, seguido de bate-papo.

Quinta-feira (25)

8h - Exibição do Filme Tomboy, de Céline Sciamma, para as turmas do Nível Avançado
8h30 às 9h30 - Ocupação/Invasão da Praça Landri Sales (Praça do Liceu), pela Turma da Melhor Idade
16h às 17h - Ocupação/Invasão das Alunas e Professores onde se passarão 1h dançando
18h - Espetáculo Mediatriz/Núcleo do Dirceu, no Theatro 4 de Setembro, seguido de bate-papo

Sexta-feira (26)

18h - Festa do Pendrive, no Espaço Cultural Trilhos - Dance o que você quer dançar de verdade, uma festa livre, com músicas, estilos e ritmos tudo a seu gosto

Redação

Comentários