O Governo do Piauí e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) fecharam acordo para a promoção da Serra da Capivara. Nesta segunda-feira (22), o governador Wilson Martins recebeu Lucien Miñoz, representante da Unesco, para tratar sobre documentário patrocinado pela entidade sobre os sítios arqueológicos e a realização de uma exposição, que acontecerá de outubro a dezembro, em Brasília, também sobre a Serra da Capivara. Projetos na área da educação desenvolvidos pelo Governo do Piauí também terão apoio da ONU via Unesco.
“Estamos fazendo, em parceria com a Televisão América Latina um documentário sobre a Serra da Capivara, com apoio da Fundham (Fundação do Homem Americano). Vamos com uma missão já definir o caminho do documentário. Além disso, teremos uma exposição em Brasília, no Centro Israel Pinheiro, em parceria com União Europeia e Fundham, onde serão realizadas 15 conferências”, explicou Lucien Miñoz, que participou da reunião acompanhado por representantes da TAL.
O objetivo do documentário é mostrar não apenas o Parque Nacional da Serra da Capivara, mas também sua gente, a comunidade montada em seu entorno, como essas pessoas vivem e interagem com seu patrimônio.
O governador Wilson Martins destacou o trabalho desenvolvido por pessoas da comunidade em virtude da existência do parque, como a produção de cerâmica. “É uma das cerâmicas artesanais de maior qualidade do país, feita com todo o profissionalismo”, comentou.
Wilson Martins também citou investimentos do Governo do Estado na região, como obras infraestruturantes. “Aquela é uma região que tem, historicamente, problemas relacionados à falta de água. Estamos realizando obras para garantir segurança hídrica à população. Também estamos com um forte programa de melhoria da nossa malha rodoviária e as obras do aeroporto seguem em bom ritmo”, enumerou.
Educação
Durante a reunião, o governador Wilson Martins demonstrou interesse em realizar parcerias com a Unesco também na área de educação. “Temos vários programas que podem contar com a parceria da Unesco, como o de alfabetização de adultos em 30 cidades com maiores índices de analfabetismo”, exemplificou, destacando os avanços do Piauí na área. “Em relação ao Ideb, antecipamos e batemos nossa meta para o Ensino Fundamental de 2017 e a do Ensino Médio de 2015”, complementou.
Lucien Miñoz afirmou que a Unesco tem todo o interesse de ser parceira do Governo do Estado também na melhorias dos indicadores educacionais. “Estamos trabalhando cada vez mais com estados e municípios. Vamos estar mais próximos para concretizarmos esse trabalho em conjunto com o Piauí”, disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.