Conhecido como cartão-postal de Teresina, a praça Pedro II encontra-se em uma situação de total desamparo, depredada, com postes e bancos quebrados, sem iluminação e com as paredes pinchadas. Desde a sua revitalização, na gestão do Governo Wellington Dias, quando voltou a ter moldes da década de 70, a praça não teve mais nenhuma melhoria. O funcionário da banca de revistas que fica localizada na praça, Roberto Carlos, disse que a depredação da praça acontece à noite, mas que na última terça-feira, à tarde, um poste foi derrubado por causa de uma briga que aconteceu no local. "Aqui já foi um lugar de paqueras, de namoros, mas ninguém pode mais fazer isso aqui, pois corre o risco de ser assaltado".
Roberto conta que muitos moradores de rua ficam na praça fazendo o uso de álcool e de outras drogas. "À noite, eles quebram as lâmpadas para poder usar drogas no escuro", declarou. De acordo com o funcionário, a banca de revistas fica aberta até As 19 horas e ele muitas vezes sente medo de ficar até essa hora por lá. "O que falta aqui é policiamento para garantir a segurança das pessoas que passam pela praça", frisou.
O radialista da cidade de Barras, Carlos Araújo, estava passando pelo local e disse que estava impressionado com a falta de cuidados. "A praça está horrível. Um lugar como esse, no Centro de Teresina, não era para estar nesse estado".
O gerente de obras da SDU Centro/Norte, Ângelo Cavalcante, informou que o órgão está elaborando um termo de referência para contratar uma empresa especializada para fazer a manutenção das praças do Centro da capital. "Essas praças sofrem bastante com o vandalismo, e a gente não tem como evitar, por isso, vamos contratar uma empresa para fazer a manutenção desses locais, de acordo com a demanda. A empresa realizará obras como reforma de bancos e pinturas".
De acordo com Ângelo, a contratação desta empresa deve demorar cerca de dois meses para acontecer por conta dos trâmites legais que envolvem esse tipo de processo. Ele afirma que, além das praças, os cemitérios e os mercados da região Centro/Norte serão beneficiados com este termo. O gerente afirmou que a praça Pedro II recebe manutenções e equipes de limpeza constantemente, principalmente em épocas de realizações de eventos no local.
A iluminação do local é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Senduh. A assessoria de comunicação da Senduh informou que na tarde de ontem uma equipe seria mandada a praça para analisar o que é preciso ser trocado e até o final desta semana todos os reparos já terão sido feitos.
A Senduh pede que a população entre em contato com o órgão, através do 0800-280-4712 para solicitar a troca de iluminação pública.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.