Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

15/04/2013 - 10h41

Compartilhe

15/04/2013 - 10h41

Moradores de Teresina sofrem com assaltos, ruas sem pavimentação e transporte público ineficiente

Esses são apenas alguns dos problemas citados por moradores da capital piauiense.

 Diário do Povo

Avenida do bairro só tem uma via asfaltada; motoristas se arriscam na contramão

 Avenida do bairro só tem uma via asfaltada; motoristas se arriscam na contramão

Assaltos constantes, ruas sem pavimentação e iluminação e poucas linhas de transporte público são apenas alguns dos problemas que os moradores dos bairros localizados na região Sul de Teresina enfrentam. Um exemplo é o bairro Parque Sul. Lá, os problemas começam pela principal avenida do bairro que tem apenas uma das faixas asfaltada e obriga os motoristas a trafegar pela contramão. A reivindicação é antiga e os moradores já organizaram até manifestações com queimas de pneus.

Segundo Josimar Antero, morador do bairro há 12 anos, a avenida é um dos problemas do bairro que recebeu mais habitantes após a entrega de conjuntos habitacionais na região.

"Essa avenida começou a ser construída ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Silvio Mendes e até hoje não foi concluída, já fizemos até manifestação, mas não fomos atendidos pelas autoridades. Aqui, acontecem acidentes constantes", reclamou o morador.

As linhas de transporte aqui são poucas, as pessoas esperam por horas nas paradas"
 

Apesar do bairro Parque Sul agregar vários conjuntos habitacionais, as linhas de ônibus não são suficientes para atender a população. "As linhas de transporte aqui são poucas. Durante a manhã, a situação aqui é crítica. As empresas dizem que a diferença entre um ônibus e outro é de alguns minutos, mas não é verdade, pois as pessoas esperam por horas nas paradas. Aqui a gente só tem três ônibus da empresa Barão, quatro da Miguel Rosa e um ônibus para a região dos shoppings da cidade", explica Josimar Antero.

Outro problema apontado pelos moradores é a falta de pavimentação, asfaltica e de calçamento, na maioria das ruas dos bairros. "A avenida tem uma via sem asfalto e os motoristas são obrigados a procurar espaço para trafegar na contramão. Os acidentes diminuíram um pouco depois que a prefeitura mandou pintar faixas de sinalização, mas não é suficiente. Muitas ruas são tomadas pelo mato, sem luz nem calçamento", relatou o morador Rômulo Silva, que reclamou ainda das paradas de ônibus do bairro. Os moradores cobram licitação para novas linhas de ônibus que atendam a demanda do bairro e de regiões próximas.

Sobre a falta de segurança do bairro, os moradores relataram que os assaltos são frequentes em casas e comércios. "O bairro só tem uma viatura da Polícia Militar e uma do Ronda Cidadão, mas não conseguem resolver os problemas dos assaltos, sendo que a delegacia mais próxima fica no bairro Bela Vista", protestou José Antero.

Devido ao grande número de reclamações dos moradores da região, a Strans informou que vai fazer um estudo na rota das linhas de transporte público da região para promover as mudanças. Já a SDU Sul informou que o superintendente Edson Melo já conhece as demandas do bairro, pois conversou com lideranças sobre as prioridades da região e cobrou melhorias na iluminação para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sobre a pavimentação das ruas do bairro, a assessoria do órgão divulgou que o calçamento será colocado com recursos do PAC.

Diário do Povo

Comentários