Assaltos constantes, ruas sem pavimentação e iluminação e poucas linhas de transporte público são apenas alguns dos problemas que os moradores dos bairros localizados na região Sul de Teresina enfrentam. Um exemplo é o bairro Parque Sul. Lá, os problemas começam pela principal avenida do bairro que tem apenas uma das faixas asfaltada e obriga os motoristas a trafegar pela contramão. A reivindicação é antiga e os moradores já organizaram até manifestações com queimas de pneus.
Segundo Josimar Antero, morador do bairro há 12 anos, a avenida é um dos problemas do bairro que recebeu mais habitantes após a entrega de conjuntos habitacionais na região.
"Essa avenida começou a ser construída ainda no primeiro mandato do ex-prefeito Silvio Mendes e até hoje não foi concluída, já fizemos até manifestação, mas não fomos atendidos pelas autoridades. Aqui, acontecem acidentes constantes", reclamou o morador.
As linhas de transporte aqui são poucas, as pessoas esperam por horas nas paradas" |
Apesar do bairro Parque Sul agregar vários conjuntos habitacionais, as linhas de ônibus não são suficientes para atender a população. "As linhas de transporte aqui são poucas. Durante a manhã, a situação aqui é crítica. As empresas dizem que a diferença entre um ônibus e outro é de alguns minutos, mas não é verdade, pois as pessoas esperam por horas nas paradas. Aqui a gente só tem três ônibus da empresa Barão, quatro da Miguel Rosa e um ônibus para a região dos shoppings da cidade", explica Josimar Antero.
Outro problema apontado pelos moradores é a falta de pavimentação, asfaltica e de calçamento, na maioria das ruas dos bairros. "A avenida tem uma via sem asfalto e os motoristas são obrigados a procurar espaço para trafegar na contramão. Os acidentes diminuíram um pouco depois que a prefeitura mandou pintar faixas de sinalização, mas não é suficiente. Muitas ruas são tomadas pelo mato, sem luz nem calçamento", relatou o morador Rômulo Silva, que reclamou ainda das paradas de ônibus do bairro. Os moradores cobram licitação para novas linhas de ônibus que atendam a demanda do bairro e de regiões próximas.
Sobre a falta de segurança do bairro, os moradores relataram que os assaltos são frequentes em casas e comércios. "O bairro só tem uma viatura da Polícia Militar e uma do Ronda Cidadão, mas não conseguem resolver os problemas dos assaltos, sendo que a delegacia mais próxima fica no bairro Bela Vista", protestou José Antero.
Devido ao grande número de reclamações dos moradores da região, a Strans informou que vai fazer um estudo na rota das linhas de transporte público da região para promover as mudanças. Já a SDU Sul informou que o superintendente Edson Melo já conhece as demandas do bairro, pois conversou com lideranças sobre as prioridades da região e cobrou melhorias na iluminação para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Sobre a pavimentação das ruas do bairro, a assessoria do órgão divulgou que o calçamento será colocado com recursos do PAC.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.