Localizado no Semiárido piauiense e distante 416 quilômetros da capital Teresina, o município de Isaías Coelho recebeu 41 poços tubulares este mês. O projeto executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura, Seinfra, é realizado em parceria com a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, Codevasf.
Todos os poços são equipados com bomba, gerador, caixa d’água, chafariz, casa de bomba e cerca, como é possível ver na foto. Dos 41 poços, 12 possuem rede d’água, ou seja, foram ligados a residências e escolas levando água para as torneiras desses locais. “Regiões com poucas residências, em que as distâncias são muito grandes, foram colocados os poços com chafarizes, 29 no total. Já em locais que concentram mais casas, nós fizemos a rede d’água”, afirmou Vera Cruz, engenheira responsável pela obra.
Cada poço tem em média 200 metros de profundidade e cada caixa d’água capacidade para armazenar 10 mil litros de água. “Todos os poços já estão funcionando e entendemos que perfuração de poços e a ligação de rede d’água devam ser prioridades da nossa gestão, pois o Semiárido tem sofrido muito com a seca nos últimos anos”, disse Castro Neto, secretário da Seinfra.
Para a execução da obra, foram gastos R$ 2.942.977,20 de recursos da Codevasf, com contrapartida do Governo do Estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.