Em reunião realizada na manhã desta sexta (12), na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), a coordenadora do Programa Educação Viária fez uma esclarecimento sobre a implantação do projeto nas escolas públicas do Piauí. O Programa deve ter seu piloto implantado em Parnaíba com posterior disseminação pelo Estado.
Segundo a secretária de Educação em exercício, Helena Oliveira, esse programa vem contribuir para as ações já desenvolvidas pela Seduc no tema. "Já trabalhamos a educação para o trânsito nas escolas em parceria com o Detran. O Programa Educação Viária contribuirá para fortalecer essas ações", disse.
Marina Pompéia, representante da Fundação Mapfre e coordenadora do programa, explicou que o Programa Educação Viária foi desenvolvido para os professores e alunos do ensino fundamental e médio.
"Trata-se de um conjunto de propostas de atividades integradas às disciplinas e aulas, envolvendo os alunos e professores em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas às escolas, e levando-os a implementar ações que visem melhorias nestas condições, tornando a circulação mais segura, justa e eficiente", destacou Marina.
Resultados
Mais de 3 milhões de alunos já participaram do programa desde a sua criação em 2004, graças a um número crescente de parcerias com diversas Secretarias de Ensino. 932 professores de 123 escolas já foram capacitados, sendo que 72 projetos foram desenvolvidos no total Destes 72 projetos, 10 foram selecionados como os destaques de sua cidade ou estado (de acordo com a natureza da parceria). A etapa seguinte foi a escolha do melhor projeto dentre esses, chegando-se assim ao projeto de destaque nacional 2009.
Metodologia
A metodologia utilizada no Programa Educação Viária é Vital prioriza a construção de habilidades e competências voltadas para a formação integral dos jovens, valorizando o pensamento crítico, a pesquisa, o gosto pelo novo e a consolidação de valores humanistas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.