No dia em que se celebra a luta mundial contra o preconceito às pessoas com síndrome de down, a secretaria estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Teresina) realizaram uma solenidade na quadra da entidade, localizada no Bairro Piçarra. Além dos alunos atendidos pela APAE e seus familiares, também estiveram presentes diversas autoridades.
SEID e APAE comemoram o Dia Mundial da Síndrome de Down |
Os alunos da entidade realizaram uma apresentação de dança e disputaram uma partida de basquete. O secretário da SEID, Hélder Jacobina, realizou a entrega de materiais esportivos para a entidade, já como parte da preparação para as Paralimpíadas Estaduais 2013. “Entregamos aqui várias bolas de basquete, vôlei, futsal, bolas medicinais, raquetes de badminton e ping-pong, além de uma mesa de ping-pong. Com isso esperamos contribuir para fortalecer o trabalho do professor Jarbas, que trabalha com essas crianças e jovens da APAE”, destacou.
A Promotora de Justiça Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Idoso, do Ministério Público Estadual do Piauí, falou sobre a importância da quebra de paradigmas relacionados às pessoas com deficiência. A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI), Helena Lima, destacou o avanço das políticas públicas na área da pessoa com deficiência no Piauí.
O secretário Hélder Jacobina ressaltou que o Governo do Estado do Piauí vem estreitando os laços com as entidades da sociedade civil organizada, que atuam na área da pessoa com deficiência, e que é através do trabalho feito em parceria com essas entidades que o Piauí tem avançado nessa área. “Uma entidade com a APAE, que vai completar 45 anos de atuação no Piauí, que já tem uma longa história nessa causa, conta com total apoio da gestão do governador Wilson Martins para aumentar e melhorar os atendimentos às pessoas com síndrome de down”, relatou.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.