O ano letivo mal começou e as escolas já começaram a tão temida temporada de provas, que ocupa boa parte do tempo dos alunos.
Apesar de ser apreciada por pais e professores como modo de avaliar o conhecimento, a psicóloga Rosely Sayão, colunista da BandNews Fm, destaca que a prova serve para muito pouca coisa.
“A prova não ajuda o aluno a se situar em relação ao seu aprendizado, para poder se reencaminhar em função do que ele precisa aprender mais. Então eu acho uma perda de tempo”, criticou a especialista em educação.
“É uma grande bobagem que a escola faz, que os pais aceitam e gostam, porque eles gostam muito de ver o resultado objetivo do aprendizado do filho”, frisou Rosely.
Segundo ela, o tipo de prova usada na maior parte do Brasil não mede o aprendizado efetivo, mas “aquilo que o aluno aprende a respeito do que a escola espera que ele responda”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.