A Batalha do Jenipapo ocorrida, em 1823, ressoa até hoje na mente e no coração dos piauienses por ter sido decisiva para a Independência do Brasil. Ocorrida às margens do riacho Jenipapo em Campo Maior, no dia 13 de março, ela vem sendo comemorada pelo Governo do Estado como um marco vivo da coragem e força do povo do Piauí que com o seu sangue, suor e convicção decidiu que a liberdade era a melhor de todas as escolhas.
Em razão das comemorações, na tarde desta quarta-feira (13), o governador Wilson Martins estará participando, em Campo Maior, da Solenidade Cívico-Militar do 190° Aniversário da Batalha do Jenipapo. Na oportunidade, o governador fará a entrega da comenda do Mérito Renascença para personalidades que contribuíram ou contribuem para o crescimento e valorização do Piauí. A solenidade contará ainda com Desfile Militar e apresentação da peça A Batalha do Jenipapo.
Para o governador Wilson Martins, reviver a Batalha do Jenipapo é um dia consagrador, visto que é uma forma de relembrar a luta do povo piauiense em prol da Independência do Estado. "O dia 13 de março é uma data para homenagear as pessoas que lutaram pela causa da Independência do país. É importante lembrar a nossa história para fortalecer as lutas de hoje, reforçando a nossa coragem no exemplo de convicção que esses homens e mulheres nos legaram em sua luta pela liberdade da nossa terra ", afirma.
Ordem do Mérito Renascença
A Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí é uma láurea destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que, por relevantes serviços prestados ao estado do Piauí, tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento do povo e do Governo piauiense. Entre as modalidades de agraciamento, estão as de: Cavaleiro, Oficial e Comendador, inspiradas na Legião de Honra, principal comenda francesa.
A Ordem foi instituída em 31 de Março de 1973, através do Decreto nº 1588 e regulamentada pelo Decreto nº 1962, de 17 de fevereiro de 1975.
Espetáculo
A peça A Batalha do Jenipapo é encenada todos os anos como um momento único onde é contada um pouco da história do confronto entre piauienses, cearenses e maranhenses contra as tropas do major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Portugal.
Este ano, a peça foi influenciada pelo musical Os Miseráveis e trará, além da participação de atores e técnicos, a presença dos músicos do Quinteto Piauhy e também da Orquestra de Cordas, além da participação da cantora Gislene Danielle, que cantará uma música de Hendel na hora da batalha. A ideia é finalizar a peça com todo o elenco cantando o Hino do Piauí.
Programação
14h - Culto de Ação de Graças
Local: Igreja Batista Nacional Philadelfia
16h - Solenidade Cívico-Militar em comemoração ao 190° Aniversário da Batalha do Jenipapo
Local: Monumento aos Heróis do Jenipapo
- Entrega da Medalha Heróis do Jenipapo
- Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí
- Desfile Militar
- Apresentação da peça A Batalha do Jenipapo
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.