O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, esteve na manha deste sábado (9), junto com a equipe técnica da Sesapi, visitando os municípios de Miguel Alves e União. Em cada uma das cidades, os prefeitos recepcionaram o secretario para explanar a dificuldade pela qual passam ultimamente os dois hospitais municipalizados.
De acordo com Ernani Maia, a intenção do governo estadual é conseguir colocar em prática todo o cronograma planejado para a gestão cooparticipativa, distribuindo as responsabilidades entre Estado e Município. “Estamos visitando só hospitais para saber onde e como devemos atuar de forma mais rápida possível. A cada visita é entregue um relatório das despesas do hospital e quanto de financiamento o local deverá receber para funcionar a contento. Por isso, o trabalho é iniciado no máximo dois dias depois da visita”, explica o secretário.
Durante o encontro, Ernani Maia, além de visitar os dois hospitais municipais também se comprometeu a liberar os recursos necessários para o funcionamento normal das casas municipais de saúde. “Só estamos aguardando que as diretorias dos hospitais de Miguel Alves e União repassarem quais as necessidades prioritárias para o funcionamento dos mesmos”, afirma.
Ernani Maia detectou falhas e os serviços que precisam ser primeiramente implantados nos hospitais. “Estamos visitando os hospitais que, de certa forma, foram esquecidos nos últimos governos e a partir desta visita, colocar em prática tudo aquilo que o governador Wilson Martins planejou: reforçar a atenção básica e oferecer estrutura ideal que possa servir os moradores de cada cidade”, frisa o secretário.
O secretário já visitou em 2013 os hospitais de Elesbão Veloso, Barras, José de Freitas, Esperantina, Batalha, Cocal, Castelo do Piauí, Altos, dentre outros. Ao todo, o Piauí possui 77 Hospitais de Pequeno Porte – HPP, sendo que destes 53 foram municipalizados entre 2005 e 2009.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.