Uma ferramenta inovadora vai ajudar na aprendizagem de pessoas com autismo. O teclado que usa cores, números e objetos foi apresentado à deputada Rejane Dias pelo bacharel em Ciências da Computação, Paulo Tarcílio de Sousa Carvalho que pediu apoio para desenvolver melhor o projeto-piloto.
O teclado usa o método ABA e foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso em uma faculdade de Picos. Paulo Tarcílio teve a ideia ao visitar a irmã, que mora em Araripina-PE, e trabalha com crianças autistas. “Eu procurei informações sobre como é feito a aprendizagem como crianças autistas e desenvolvi a ferramenta em poucos dias,” informou o bacharel.
Paulo Tarcílio elaborou um manual para auxiliar o uso do teclado. “ Eles vão auxiliar os professores na área de Psicologia, usando tecnologia assistida.” Paulo Tarcílio citou que a ferramenta pode ser usada em casa e em tablets, podendo se trabalhar com objetos, cores e números.
A deputada Rejane Dias elogiou o trabalho do bacharel em Ciências da Computação. “É um estímulo a mais para a aprendizagem de autistas.” A parlamentar destacou que a ferramenta também será importante por usar o computador, um equipamento que as crianças gostam muito.
A apresentação do teclado desenvolvido em 2010 foi feita também para o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, e para a fundadora da Associação de Amigos dos Autistas, Helena Lima. Paulo Tarcílio estava acompanhado do vereador do PT de Simões, Luciano César e do irmão, José Gutemberg.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.