Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 20 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

22/02/2013 - 20h00

Compartilhe

22/02/2013 - 20h00

Trinta minutos de caminhada durante 3 dias na semana previnem o AVC, alerta Ceir

Caminhada de três a quatro vezes por semana é o ideal para prevenir o Acidente Vascular Cerebral.

 Redação

 

Trinta minutos de caminhada de três a quatro vezes por semana é o ideal para prevenir o Acidente Vascular Cerebral e garantir mais qualidade de vida. Além disso, ter alimentação saudável, controlar o diabetes e a hipertensão arterial são determinantes para evitar o derrame.

Essas mensagens educativas foram repassadas aos colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação, na manhã desta sexta-feira (22). A iniciativa partiu da equipe de profissionais do projeto Pense Bem AVC no Piauí, desenvolvido pela Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar, que gerencia o Ceir.

Desde 2007, o projeto desenvolve ações de conscientização no sentido de evitar o derrame cerebral. Em 2012, os colaboradores visitaram escolas, comunidades e ministraram palestras para cerca de 1.200 estudantes do ensino básico de Teresina. O Pense Bem levou informação também aos moradores do interior do Estado. Cinco municípios foram visitados até agora.

A expectativa é que até o fim deste ano, a conscientização alcance um maior número de multiplicadores de informação. É o que diz a colaboradora do projeto, Cristiane Rocha, ressaltando que o objetivo da palestra no Ceir foi levar os funcionários a uma reflexão sobre as consequências de cada atitude tomada no dia-a-dia.

“Queremos alertar para a possibilidade de vida saudável, sem AVC. Daí, a importância da prevenção”, destaca. “No Centro Integrado de Reabilitação temos pessoas que lidam diariamente com pacientes que tiveram AVC, mas desconhecem ações simples que podem evitá-lo”, acrescenta a enfermeira.

A secretária do voluntariado, Cristiane de Pinho, é uma delas. A secretária reconhece a importância e a necessidade da conscientização e do esclarecimento. “A palestra nos ajudou a perceber e reconhecer o AVC para saber como agir diante de uma situação como esta. E mais, alertou para as ações cotidianas que devem ser adotadas para que cuidemos de nós mesmos”, finaliza.

Redação

Comentários