O deputado Cícero Magalhães (PT) apresentou na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 10 de 18 de fevereiro, que prevê a criação da rede estadual para o tratamento do câncer no Piauí, inclusive, com a regionalização do atendimento, a humanização do serviço para resgatar a cidadania dos pacientes.
Também consta no projeto a previsão de realização de convênios com organizações não governamentais e entidades públicas e privadas no Piauí. Os investimentos deverão constar de dotações orçamentárias próprias para o funcionamento da rede de atendimento do serviço oncológico. A proposta ainda vai começar a tramitar nas Comissões Técnicas.
Os objetivos principais são: estabelecer estratégias para a estruturação e articulação que envolvam o controle do câncer, além organizar, integrar e estabelecer fluxo para a assistência nessa área, Uma das metas principais é “estabelecer a prevenção de forma precoce da doença”.
A rede municipal de serviços de saúde deverá colaborar na organização e no encaminhamento dos pacientes, aém de capacitar os profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF). Na justificativa o deputado Cícero Magalhães informa que, de acordo com as pesquisas “o câncer é responsável por 17% dos óbitos em todo o país.”
O Instituto Nacional do Câncer informa que, em 2010, foram registrados em todo o Brasil 489.270 novos casos de câncer assim distribuídos: 114 mil melanoma, 52 mil tumores de prostáta, 49 mil casos de câncer de mama, 28 mil de cólo e reto, 28 mil casos de câncer do pulmão, 21 câncer do estômago e 18 mil do colo do útero. Devido ao aumento da doença os gastos, em 2010, no Brasil, ultrapassaram 19 bilhões de reais.
Piauí – No Piauí foram 3.359 novos casos de câncer no ano passado. O câncer de pele aparece com maior incidência com 342 registros da doença. As pesquisas mostram 4 milhões de óbitos prematuro, na faixa entre 30 a 69 anos.
Projeto de Lei pode ampliar tratamento do câncer no Piauí
No Piauí foram registrados 3.359 novos casos de câncer no ano passado
Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.