A mata fechada dos cerrados guarda segredos que apenas os sertanejos sabem desvendar. Mistérios que a dona de casa, Agda Nascimento, de 62 anos de idade, que mora em Balsas, no Sul do Maranhão, revela. Entre eles, o poder medicinal da Mucuíba, árvore comum no cerrado brasileiro que pode alcançar até seis metros de altura. Segundo a cultura popular do sertanejo, a Mucuíba tem propriedades anti-inflamatórias.
“Ajuda no tratamento da gastrite, câncer, inflamação e até dor de dente”, acredita Agda Nascimento. Com a casca, a dona de casa faz um chá com as lascas do caule da árvore.
Para fazer o xarope, segundo Agda, a casca deve ser lavada e, em seguida, esmagada com um pilão. Depois, o material é colocado de molho e deixado por 24 horas até ser coado. O líquido é armazenado em garrafas de vidro. O líquido é deixado três dias em descanso.
“Esse ponto é o principal, onde o líquido fica descansando. O processo não pode ter erros. Um copo do liquido pela manhã serve para aliviar dores renais, má digestão e inflamação”, revela Agda Nascimento.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.