Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Notícias /

Esporte

17/07/2012 - 08h28

Compartilhe

17/07/2012 - 08h28

A caminho de Londres, piauiense Romulo valoriza preparação olímpica

Aos 21 anos, o jogador enfatizou a oportunidade de ouro na Seleção Olímpica

 O Dia

 

A segunda-feira não contou apenas com a despedida do judô brasileiro para os Jogos Olímpicos de Londres. No final da noite de hoje, a Seleção Brasileira viaja rumo à conquista de uma medalha histórica do futebol nacional. Entre os 18 convocados, a presença cada vez mais constante do volante piauiense Romulo. Aos 21 anos, o jogador enfatizou a oportunidade de ouro na equipe olímpica e valorizou a preparação de uma semana no Rio de Janeiro.

Com espaço garantido no time titular de Mano Menezes, o piauiense natural de Picos - cidade a 318 km de Teresina - revela a determinação do grupo para a conquista do ouro inédito para o país. "Tivemos um tempo bom para treinar e assim, ficarmos entrosados para fazer um bom trabalho em Londres. Queria dizer que vamos com determinação para trazer essa medalha", analisa Romulo, afirmando ainda os benefícios sobre a preparação na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, no Rio de Janeiro.

"É um cenário maravilhoso que nos faz sentir perto dos nossos familiares. É um cenário acolhedor", observa o piauiense. Nos sete dias de preparação para os Jogos, a Seleção chegou a treinar em dois períodos. As atividades empolgaram os torcedores que acompanharam os treinamentos. O contato foi destacado por Romulo como o carinho dos brasileiros para com a Seleção.

Juventude e experiência. Essas são as palavras elencadas pelo jogador piauiense para a conquista do ouro olímpico. Com média de idade de pouco mais de 22 anos, o time de Mano Menezes tem a terceira menor média de idade dos Jogos, atrás apenas da Suíça (21,11) e Gabão (21,5). Apesar da jovialidade, o grupo apresenta peças de bagagem: onze dos 18 convocados por Mano atuam em times estrangeiros. São casos como o lateral-esquerdo Marcelo, o atacante Alexandre Pato e o zagueiro e capitão Thiago Silva. Para Romulo, experiência fundamental para a conquista da medalha.

"Apesar de ser nova, a Seleção Brasileira tem jogadores muito experientes. A idade não influencia tanto, porque a vivência dos jogadores nos clubes é mais importante", considera o volante que recentemente trocou o Vasco pelo Spartak Moscou, da Rússia. 

Em Londres, a Seleção Canarinho fará a primeiro treino já nesta terça. O Brasil faz parte do Grupo C e estreia em 26 de julho contra o Egito, em Cardiff (País de Gales). Se avançar em primeiro lugar, o Brasil enfrentará nas quartas de final o segundo colocado do Grupo D, que tem Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. Se ficar na segunda posição, a Seleção pegará o líder da chave D.

Com Romulo entre os titulares, Mano escala Brasil contra Grã-Bretanha

A fase é boa. O técnico Mano Menezes confirmou o nome do volante Romulo entre os titulares para o amistoso contra a Grã-Bretanha, no dia 20 de julho, no Riverside Stadium, em Middlesbrough. Sem mistério, Mano esboçou o time com Rafael Cabral; Rafael Silva, Juan, Thiago Silva e Marcelo; Sandro e Rômulo; Hulk, Oscar e Neymar; Leandro Damião. Ganso começará na reserva. O treinador enfatizou ainda que esse grupo estreia em Londres contra o Egito.

"Satisfeito" com o time, Mano disse em entrevista coletiva que viaja para Londres mais confiante e otimista com o desempenho do time nos Jogos. "Pressão? Ela é a ideal. Gosto de conviver com ela e a acho necessária. Às vezes um pouco mais ou um pouco menos, mas sempre tem de existir. Saímos daqui com essa noção muita clara", falou o treinador sobre a pressão pela medalha de ouro.

 

O Dia

Comentários