O egresso do curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Antônio José de Oliveira Alves, conquistou o primeiro lugar no Concurso de Robótica Livre, realizado durante o maior evento tecnológico do mundo, o Campus Party.
O desafio era montar um robô do zero, que fosse capaz de navegar por um labirinto e alcançar uma lâmpada que foi colocada ao final do percurso. Segundo o campeão Antônio José, o melhor de alcançar essa vitória é o investimento que pode vir para o Piauí na área de robótica. “O organizador do evento quer fundar uma estação de robótica no Piauí, para que, no futuro, o Estado sedie e organize competições. Então, esta é uma vitória de todos nós”, destacou.
AJ, como é computacionalmente conhecido, é pesquisador do grupo Labiras (Laboratory of Intelligent Robotics, Automation and Systems), onde desenvolve pesquisa nos temas de Sistemas Inteligentes, Otimização e Sistemas Elétricos de Potência. Ele é mestrando da Universidade Federal do Piauí, sob a orientação do professor doutor Ricardo de Andrade Lira Rabelo.
O Labiras é um laboratório de pesquisa sediado no Centro de Tecnologia e Urbanismo da Uespi e existe desde maio de 2012. As principais áreas de pesquisa do laboratório são: Fundamentos e Aplicações de Sistemas Inteligentes; Robótica; Sistemas Elétricos de Potência; Engenharia de Software; Programação Matemática; Redes de Computadores e Comunicação de Dados.
O evento
A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo. Criada há 16 anos na Espanha, ela atrai anualmente geeks, nerds, empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos, que reúnem-se para acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e Entretenimento Digital.
O evento aconteceu de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, em São Paulo, e contou com mais de 8 mil participantes, palestras, debates e oficinas. Durante a Campus Party os participantes interagem, compartilham conhecimento, produzem novidades e acompanham as principais tendências do universo computacional.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.