Dezoito professores piauienses estão entre os mais de 300 docentes brasileiros aprovados no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa e entram na terceira semana de curso em solo norte-americano, conhecendo mais sobre a cultura e a língua nativa. Aulas teóricas, práticas e passeios culturais estão dando um novo sentido de como aprender e ensinar a inglês.
As atividades incluem, além das aulas teóricas e práticas, visitas a museus, bibliotecas, pontos turísticos, palestras com diversos profissionais americanos, workshops, entre outras atividades. Professores, como Maria Júlia, relatam o que o curso está proporcionando.
"Estou vivendo uma experiência única em minha vida. Todos os professores devem buscar oportunidades como essa e agregar mais conhecimentos a sua experiência profissional, além disso, um curso como esse muda a visão que temos de mundo e de que podemos alçar voos que muitas vezes não imaginamos", relata a professora.
Nova oportunidade
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza nova seleção para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI). O programa busca capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos, por meio da oferta de curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais.
Para se inscrever, o candidato deverá cumprir os requisitos no edital e preencher o formulário de inscrição online, de 24 de janeiro a 14 de fevereiro, anexando a documentação complementar solicitada.
O programa prevê a seleção de até 540 participantes. Serão selecionados até vinte professores por unidade da federação, sendo dez vagas para o curso de desenvolvimento de metodologias e dez vagas para o curso de aprimoramento em inglês, sendo cinco para cada nível. O resultado está previsto para ser divulgado em abril deste ano e as atividades iniciadas em junho.
Os selecionados serão beneficiados com emissão do visto J-1 pela Embaixada dos EUA no Brasil sem ônus, passagem aérea internacional de ida e volta, ajuda de custo, no valor de U$ 500, seguro saúde, alojamento no campus universitário, alimentação, taxas escolares e materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.