Vamos produzir a primeira vacina 100% brasileira e dose única contra a dengue. Lula e a ministra Nísia Trindade anunciaram o acordo para produção dessa vacina nacional em larga escala, que deve contemplar a população de dois a 59 anos.
Essa medida fortalece a indústria brasileira, que vai ofertar 60 milhões de doses anuais, a partir de 2026 com possibilidade de ampliação conforme a demanda. O será de investimento total de R$ 1,26 bilhão na parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde.
Também estão previstos R$ 68 milhões em estudos para ampliar a faixa etária e coadministração com a vacina contra chikungunya. O governo anunciou que vai garantir inovação e acesso à vacina Influenza H5N8, permitindo ajustes na formulação da vacina; e a capacidade produtiva para mais de 30 milhões de doses/ano.
*****
Merlong Solano, deputado federal (PT-PI) - nas redes sociais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.