A Companhia Porto Piauí recebeu, no Porto de Luís Correia, na Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE-PI), representantes do Porto de Antuérpia (Port of Antwerp Bruges Internacional), localizado na Bélgica. A visita foi feita na última semana pelos consultores Wannes Vincent e Michiel Heleven.
O Porto de Antuérpia é o segundo maior da Europa e há cerca de dois anos o Piauí vem estreitando relações com a administração do porto belga. O primeiro contato aconteceu durante uma viagem realizada em 2023 pelo governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, que teve como objetivo conhecer as maiores referências portuárias do mundo. Durante o ano de 2024, a Diretoria de Desenvolvimento de Negócios da Porto Piauí foi responsável por aproximar e transformar essa relação internacional em parceria.
“Foi uma semana muito rica, de troca de conhecimento com toda a equipe do Porto Piauí. Tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos. Os consultores belgas ficaram bem entusiasmados com as potencialidades do Piauí e com a pujante infraestrutura que já possuímos. Essa é uma importante validação de todo o trabalho que já foi feito. Agora, vamos estreitar cada vez mais nossas relações e colher os frutos dessa parceria”, concluiu o diretor de Desenvolvimento de Negócios, Igor Pontes.
Em se tratando de sustentabilidade, os dois portos citados possuem valores em comum. Antuérpia tem como meta, por exemplo, se tornar o menor emissor de CO2 até 2050 e também segue investindo em várias matrizes energéticas, como o Hidrogênio Verde. Além disso, outro aspecto fundamental é o uso da digitalização, facilitando processos e agilizando funções por meio da tecnologia, método que se assemelha atualmente a outros projetos do governo do Piauí.
“A gente faz parcerias com portos pelo mundo para compartilhar nossos conhecimentos. Também implementamos treinamentos de gestão e investimentos. Possuímos parcerias no Brasil em Porto de Açu, no Rio de Janeiro, e em outros países como Porto de Duqm, em Omã, Porto de Lumut, na Malásia, e Porto de Cotonou, em Benin”, concluiu o consultor do Porto de Antuérpia, Wannes Vincent.
A parceria é fruto dos esforços empreendidos pelo Governo do Estado e Investe Piauí na busca por identificar as melhores práticas mundiais e oportunidades de negócios para o Piauí. Nesse sentido, a perspectiva é de consolidar o Porto de Luís Correia nos âmbitos econômico e sustentável, gerando maior visibilidade e crescimento industrial para o Estado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.