Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 22 de fevereiro de 2025
Notícias /

Esporte

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/02/2025 - 14h55

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

15/02/2025 - 14h55

Centro de Artes Marciais Sarah Menezes: formando campeões e transformando vidas

Atualmente 700 alunos participam das modalidades esportivas, com maior procura por crianças de 4 a 5 anos, além de adolescentes, adultos e até idosos.

 

Foto: Francisco Gilásio

 Foto: Francisco Gilásio

O Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina, não só incentiva crianças, adolescentes, adultos e idosos a praticarem esportes, mas vai além, promovendo uma verdadeira transformação de vidas. Centenas de alunos assistidos no centro buscam uma melhor qualidade de vida e novas oportunidades por meio do esporte.

A coordenadora do Centro, Luana Almeida, revelou que atualmente 700 alunos participam das diversas modalidades esportivas oferecidas, com maior procura por crianças de 4 a 5 anos, mas também com grande adesão de adolescentes, adultos e até idosos. "Recebemos depoimentos de pais que notaram uma melhoria significativa no comportamento dos filhos após iniciarem as atividades aqui. Crianças que passavam o dia inteiro no celular estão aprendendo a respeitar os pais, a controlar as emoções, além de estarem melhorando sua capacidade física e mental", comemora Luana.

Coordenadora Sarah Menezes.jpeg
Foto: Francisco Gilásio

Josiene Campelo, secretária dos esportes do Piauí, destaca a relevância do espaço para a comunidade. “O Centro de Artes Marciais Sarah Menezes é um verdadeiro celeiro de talentos e um espaço de transformação social. Aqui, mais do que formar campeões no esporte, estamos formando cidadãos, promovendo valores como disciplina, respeito e superação. É gratificante ver crianças, jovens e até idosos encontrando no esporte uma nova perspectiva de vida. O compromisso do Governo do Estado, por meio da Secepi, é seguir apoiando iniciativas como essa, que fazem a diferença na vida das pessoas e fortalecem o esporte piauiense", disse.

O professor de Jiu-Jitsu, Carlyle Nunes, compartilhou histórias emocionantes de superação. Ele destacou que muitos alunos, ao ingressarem nas aulas, enfrentam dificuldades, sejam relacionadas à saúde ou à situação familiar. Um exemplo foi o de uma garota autista, que inicialmente apenas observava os irmãos treinando, mas, incentivada a participar, conseguiu melhorar sua coordenação motora e sociabilidade. "Observamos no rosto dela a felicidade de estar treinando, e isso reflete no progresso das outras crianças que também frequentam o Centro", disse Carlyle, que também contou sobre alunos que, ao praticarem esporte, conseguiram deixar as ruas e transformar suas vidas.

Centro de Esporte Sarah Menezes-Francisco Gilásio3.jpeg
Foto: Francisco Gilásio

Carlyle ainda destacou a importância dos ensinamentos adquiridos no Centro, que vão além do treino: "Aqui, os alunos aprendem a importância da disciplina, que impacta diretamente nos estudos e no trabalho. Além disso, a prática de esportes contribui para a saúde, a concentração no dia a dia e para hábitos alimentares mais saudáveis", reforçou. 

A aluna Talita Sousa, policial militar e residente no bairro Angelim, zona sul de Teresina, compartilhou sua experiência no Centro. Motivada pela filha, que começou a praticar Jiu-Jitsu, Talita destaca os benefícios que a atividade trouxe para sua vida e para a sua família. "É muito bom estar aqui, com pessoas de todas as idades, praticando atividades diversas. Além de fazer novas amizades, aprendemos a conviver em sociedade. O professor é excelente e ensina com dedicação, dando oportunidade para todos. Eu e minha filha continuamos praticando Jiu-Jitsu em casa, o que tem melhorado nosso dia a dia", resume Talita.

Centro de Esporte Sarah Menezes-Francisco Gilásio8.jpeg
Foto: Francisco Gilásio

O pai de Maria Josefa, aluna de 18 anos do bairro Carolina Silva, Reginaldo Oliveira, também enfatizou os impactos positivos que a prática esportiva trouxe para a sua filha. "Ela tem se distanciado do celular e se dedicado ao Jiu-Jitsu, que é tudo o que ela queria. Isso está fazendo uma grande diferença na vida dela", comemora.

Centro de Esporte Sarah Menezes-Francisco Gilásio9.jpeg
Foto: Francisco Gilásio

Modalidades Esportivas Oferecidas:

Judô
Taekwondo
Jiu-Jitsu
Karatê
Sanda
Defesa Pessoal Feminina
Capoeira
Kickboxing
Boxe
Aikidô
Projeto Terceira Idade
Yoga
MMA

Centro de Esporte Sarah Menezes-Francisco Gilásio7.jpeg
Foto: Francisco Gilásio

Comentários