Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 07 de janeiro de 2025
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/01/2025 - 06h36

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

06/01/2025 - 06h36

Chuvas podem se intensificar em Teresina nesta semana, alerta climatologista

A previsão é que as chuvas na capital ocorram de forma isolada e se intensifiquem a partir de quarta-feira (8).

 

 

O volume das chuvas deve diminuir em Teresina nos próximos dias, mas ganharão força a partir da metade da próxima semana. Segundo o climatologista Werton Costa, diretor de prevenção da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI), a previsão é que as chuvas na capital ocorram de forma isolada e se intensifiquem a partir da próxima quarta-feira (8).

“Vamos ter uma calmaria agora. Vai acalmar um pouquinho mais, porém já temos um alerta de chuva. Provavelmente deve ser sinalizada para segunda-feira, de uma chuva localizada, mas ela começa a carregar depois do dia 8”, afirmou o especialista em entrevista ao Cidadeverde.com, ao ressaltar a preocupação da Sedec-PI com eventuais ocorrências de alagamentos.

Na sexta-feira (3), a capital piauiense registrou uma forte chuva acompanhada de vendaval que provocou alagamentos de vias, quedas de pelo menos 12 árvorese falta de energia em várias regiões. De acordo com informações do pluviômetro da RedeColab da Defesa Civil na região Sudeste, foram 32 milímetros de chuva em menos de duas horas. 

Outras cidades

Além de Teresina, o órgão intensificou o monitoramento em Picos, São Raimundo Nonato, Oeiras, Luzilândia, Parnaíba, Luiz Correia e Uruçuí. “São cidades onde os problemas ocorrem todo ano. À medida que a gente tiver uma intensificação do volume de água, principalmente em algumas bacias que são preocupantes, temos episódios localizados de alagamento”, pontuou Werton Costa. 

 

Ao frisar a necessidade dos gestores públicos destes municípios se manterem atentos às previsões climáticas e aos alertas emitidos pela Defesa Civil e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o diretor de prevenção reforçou a importância da população seguir os protocolos de segurança para manter a integridade física e patrimonial diante de chuvas mais intensas. 

“Se temos condições para chuva intensa, com rajadas de vento e descarga elétrica, a primeira coisa que você deve procurar quando há a aproximação de um temporal é um lugar seguro. Lugar seguro por excelência é a nossa residência. E, estando dentro da nossa residência, evitar ficar próximo de janelas e varandas. Evitar aparelhos conectados à rede elétrica, principalmente celular. Se você está na rua, em áreas abertas como campos de futebol, parques, praças, elas são potencialmente perigosas. Ficar embaixo ou do lado de árvores ou de redes de alta tensão também é perigoso. Então é fundamental buscar um local seguro que não esteja vinculado a essas áreas”, destacou.

Por fim, Werton Costa orienta a população a usar o serviço de alerta da Defesa Civil por meio do celular. “Você pode se cadastrar nosso número de alerta, enviando aquela tradicional mensagem de texto SMS para o número 40199. Nessa mensagem você vai colocar o CEP da sua rua e então vai estar cadastrado na Defesa Civil para receber alertas sempre que houver uma condição de risco”, concluiu. As informações são do cidade verde.com.

Tags: Chuva Teresina

Comentários