A produção de rapaduras em Boa Hora, município da região norte do Piauí, é referência em todo o estado. O doce, típico do Nordeste, será um dos atrativos da agricultura familiar piauiense na III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada em Salvador (BA), entre os dias 11 e 15 de dezembro.
A Cooperativa de Rapadura Boa Hora, composta por 23 cooperados, está otimista para a exposição dos produtos na Bahia. Serão quatro fardos de 50 unidades, além de 4 potes com 30 unidades de tamanhos menores, totalizando cerca de 65kgs. A aposta da produtora Lúcia Helena, que será a representante da cooperativa na Fenafes, é na variedade de produtos para fechar as vendas em outros estados.
"A expectativa é a melhor possível. Será nossa primeira feira nordestina, e a ideia é voltarmos todos os anos levando a melhor rapadura do Piauí, com foco na variedade, como as rapaduras de coco, coco com mamão, coco com castanhas e coco com amendoim, além da tradicional. Queremos voltar trazendo bastante pedidos para vender na Bahia", destacou a produtora.
A "Capital da Rapadura no Piauí", como é conhecida, possui 150 engenhos de cana-de-açúcar em funcionamento, na zona urbana e rural. A produção do doce é a principal atividade voltada à agricultura familiar no município, com produção diária de 1.500 unidades. A Fenafes é a oportunidade da cooperativa, que já possui clientes no Maranhão e no Ceará, para ampliar a comercialização dos produtos para novos públicos.
“A Coopboahora vem acumulando experiência e ganhando escala produtiva no segmento de rapadura, estando inserida no mercado do Piauí por meio da Rede Atacadista Carvalho Super, parceria articulada pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A secretaria está discutindo outras estratégias de apoio à organização e modernização da cooperativa, incluindo a diversificação da carteira de produtos”, apontou o superintendente da SAF, Evandro Cardoso.
Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária - III Fenafes
O Piauí estará presente com representantes de 15 coletivos de todo o estado na 3ª edição da Fenafes. A Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada no Parque Costa Azul, em Salvador (BA), entre os dias 11 e 15 de dezembro.
A feira é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA).
A 3ª edição da Fenafes faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, realizado pelo Consórcio Nordeste junto às Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar dos estados do Nordeste.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.