Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 24 de dezembro de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

02/12/2024 - 08h27

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

02/12/2024 - 08h27

Piauí é o 4º estado com mais mortes por Aids diagnosticada tardiamente

Mais de 600 pessoas morreram com Aids no estado nos últimos anos.

 

 

O Piauí é o 4º estado do país com mais mortes por Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, em inglês) diagnosticada tardiamente, segundo o Boletim Epidemiológico HIV e Aids 2023 do Ministério da Saúde (MS), divulgado em dezembro do ano passado.

O HIV é o vírus causador da Aids. Quando há infecção, ele enfraquece o sistema imunológico, que protege o corpo contra doenças, e se replica. Após algum tempo, podem ser semanas, sem o tratamento, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. 

Além disso, a baixa imunidade permite o aparecimento de doenças chamadas oportunistas, porque se aproveitam da fraqueza do organismo para se manifestarem, que podem levar à morte. Por isso, evitar a contaminação ou, quando isso não ocorre, procurar um diagnóstico e tratar, em caso de positivo, é fundamental.

Mais de 600 pessoas morreram com Aids no Piauí entre 2019 e junho de 2023, apontou o Boletim Epidemiológico do MS. Segundo o levantamento do órgão, 10% dos casos registrados em 2022 vieram do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). As informações são do g1 Piauí. 

Tags: AIDS Saúde

Comentários