Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Colunas /

Iane Carolina

Iane Carolina

contato@acessepiaui.com.br

28/11/2024 - 07h48

Compartilhe

Iane Carolina

contato@acessepiaui.com.br

28/11/2024 - 07h48

O Golpe é Contra Você!

 

 

A tentativa de golpe pelos agentes do governo Bolsonaro, com conhecimento e aval do ex-presidente, não é apenas um atentado às instituições públicas, mas à Constituição Federal de 1988 e ao povo brasileiro. Bolsonaro, esquece que, uma grande parcela da população que elegeu Lula como Presidente da República para este mandato, também foi quem votou nele para os quatro anos em que esteve à frente do Executivo Federal.

A democracia no Brasil é muito recente, mas é soberana, como prega nossa Carta Magna. A soberania popular é exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos. Talvez seja esta a única lei no Brasil que tenha eficácia garantida e precisa ser defendida com todo fervor por quem quer que seja!

Não interessa se você é rico, pobre, qual a sua etnia, se é homem ou mulher, sua orientação sexual... o seu direito ao voto está garantido! E qualquer atentado ao presidente eleito ou qualquer representante legitimamente escolhido mediante votação popular é um atentado direto contra o povo brasileiro!

Nos Estados Unidos, mesmo não sendo o mesmo modelo aplicado no Brasil, com o voto universal e sim por delegados eleitorais, os candidatos respeitam da decisão das urnas. Kamala Harris, que disputou as eleições com Donald Trump, reconheceu o adversário como vencedor na manhã seguinte ao resultado da apuração dos votos. Kamala enfatizou em seu discurso que a democracia e a Constituição dos Estados Unidos são supremas e devem ser respeitadas. Goste ou não dos Estados Unidos (pelo menos no país deles) os norte-americanos seguem à risca os ritos do processo democrático.

No Brasil, a Ditadura é um pesadelo que nos assombra. Um mal que assola a história do país e da humanidade como se tivesse acontecido ontem, com a tomada de poder de representantes eleitos legitimamente e momentos de escuridão pelo qual o país passou por décadas, com tortura, sequestros, censura, desaparecimentos e assassinato de pessoas de toda sorte – ou todo azar.

A tentativa de golpe é mais uma vez querer orquestrar algo similar ao que aconteceu em 64. Infelizmente, no mundo, vivemos um retrocesso, com a apologia à Ditadura e pensamentos extremistas. Países em guerra, vivendo sob regimes ditatoriais sem que seus povos possam ter a livre escolha de ir e vir, imagine de escolher seus representantes políticos.

Você pode não gostar dos políticos, os representantes do Poder Legislativo, Executivo, mas asseguro que a Democracia é a evolução que temos de outros modelos pelos quais o mundo já passou (e ainda passa). Poder escolher um representante a cada quatro anos é ter a opção de dizer o que você quer para sua cidade, seu estado e seu país. Nós sabemos que a Democracia ainda está longe de ser o modelo que queremos, mas impossível é retroceder a um mundo em que não podemos ter nossas escolhas.

O discurso feito contra a Democracia pretender fazer exatamente que você não goste de um modelo em que possa ter o poder de escolher seus representantes. A corrupção que existe no modelo atual foi muito pior em outros modelos, como a Monarquia e a Ditadura(!). Hoje, apesar de estar longe de ser um modelo perfeito, a Democracia permite que os cidadãos possam fiscalizar, ter informações, permite a imprensa livre, permite inclusive órgãos fiscalizatórios como a Polícia Federal, o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Nada disso seria possível em um governo que começa com um golpe. Um golpe que é contra o seu próprio povo, que é contra você.

Comentários