Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 14 de novembro de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

04/11/2024 - 09h16

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

04/11/2024 - 09h16

Piauí é o primeiro estado a emitir a Carteira de Identidade Nacional para 25% da população

Mais de 830 mil piauienses já contam com seu documento único de identificação mais moderno, seguro e gratuito.

 

O pequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, foi o primeiro recém-nascido no Piauí a ter nova CIN (Foto: SSP/PI)

 O pequeno Abner Gael, de apenas 3 dias, foi o primeiro recém-nascido no Piauí a ter nova CIN (Foto: SSP/PI)

O Piauí é o primeiro estado brasileiro a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) para 25% de sua população, alcançando o maior percentual entre todas as unidades da federação. Mais de 830 mil dos 3,3 milhões de piauienses já possuem o novo documento, que segue um padrão nacional e utiliza o CPF como número único. A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP) também iniciou o Projeto Identificação Neonatal, com o objetivo de identificar e emitir a CIN para recém-nascidos ainda na maternidade, utilizando um novo equipamento capaz de coletar as digitais dos bebês.

O novo documento de identidade unificado estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. “A CIN é um instrumento de cidadania, pois permite uma identificação digital, segura e confiável de cada pessoa e estabelece um novo relacionamento do cidadão com o Estado. Melhorar a identificação dos brasileiros vai permitir que a gente melhore também a qualidade do serviço público prestado para que ele seja focado no cidadão”, define o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

Já o processo de identificação realizado nas maternidades previne casos de sequestro e trocas de bebês, além de permitir a emissão da CIN tanto para a mãe quanto para o bebê, garantindo direitos e cidadania desde o nascimento. 

Segundo Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP) - órgão responsável por emitir a Carteira de Identidade Nacional no Piauí, essa tecnologia garante segurança e rastreabilidade dos dados do bebê e da mãe”. 

Leianne, mãe do pequeno Abner Gael, de apenas três dias, que foi a primeira criança no Piauí a ter acesso ao projeto, comemorou a segurança que o documenta dá tanto a ela quanto ao filho.
 

Em todo o país, cerca de 15 milhões de CINs foram emitidos até o momento e todas as 27 unidades da federação já emitem a CIN. A cada quatro piauienses, um já possui o novo documento. O estado do Piauí está, desde o início, alinhado com a Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), um conjunto de recomendações estratégicas para articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados. 

Para o diretor Marcelo Mascarenha, o sucesso na emissão da CIN faz do estado uma referência nacional em cidadania digital. “A nova identidade nacional serve como porta de entrada para o exercício da cidadania digital, portanto, uma das prioridades do governo estadual é justamente ampliar o acesso da população à CIN”, ressalta o gestor.

A CIN começou a ser emitida nos municípios piauienses com mais de 30 mil habitantes, mas todos os 224 municípios do estado terão postos do Instituto de Identificação. “Outra estratégia é a realização de ações sociais, com busca ativa nas comunidades, bairros, periferias e regiões de mais difícil acesso, onde nossos atendentes se deslocam para garantir a emissão da carteira de identidade”, completa o diretor do IIDFP.

A facilidade na emissão do documento surpreendeu Iolanda dos Santos, de 27 anos. A moradora do município Queimada Nova, a 522 km da capital Teresina, conseguiu emitir sua CIN sem precisar se deslocar para outra cidade. “Foi super fácil fazer a minha identidade. Eu não precisei levar cópia de documento e nem foto, o que ajudou muito. E o melhor que não precisei viajar até Teresina, que fica a mais de 500 km daqui. Fiz tudo na minha própria cidade e, em menos de 10 dias, já estava com a identidade em mãos. Foi muito mais simples do que eu imaginava”, conta Iolanda.

No estado do Piauí, o cidadão pode obter mais informações no site da Secretaria de Segurança Pública.

Como emitir

A emissão do documento pode ser agendada nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para isso, é necessário que as pessoas levem as suas certidões de nascimento/casamento para a emissão da CIN. Lembrando que a primeira via é gratuita.  É possível também baixar a CIN em formato digital e salvar na carteira de documentos do aplicativo do GOV.BR. O documento digital tem o mesmo valor do físico.

Saiba mais sobre a CIN e onde emitir o documento em seu estado no gov.br/identidade. 

Comentários