Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Colunas /

Redação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

22/10/2024 - 09h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

22/10/2024 - 09h10

Ricardo Alaggio Fará Falta

 

Prof. Dr. Ricardo Alaggio faleceu nesta segunda, 21 de outubro, em Teresina

 Prof. Dr. Ricardo Alaggio faleceu nesta segunda, 21 de outubro, em Teresina

Poucos sabiam que Ricardo Allagio além de economista, cientista político e professor era também engenheiro civil. Estudamos juntos na UFPI e nos tornamos grandes amigos. Ele veio transferido da UnB e se incorporou à nossa turma, a primeira de engenheiros da UFPI. 

Se formou um semestre depois de nós, mas convivemos bastante. Principalmente por que já nos anos 80 ele era profundo conhecedor de cinema e da arte em geral. Um cinéfilo que, por ter vivido anos fora de Teresina, teve a oportunidade de ver muitos filmes. 

Chegamos até a criar um cineclube dentro da UFPI em pleno anos 80, época em que vivíamos o Mel de Abelha e reinava a ditadura militar. 

Estou muito triste, perdi um amigo, um intelectual querido. 

A última vez que o vi foi no início deste ano. Ele já havia contraído o câncer e estava de partida para uma cirurgia em São Paulo. Se mostrava esperançoso, confiante, me afirmou literalmente que "queria continuar vivendo". Me perguntou se eu já tinha lido o último livro de Tarantino, coisa que ele estava fazendo naquele momento. 

Constatamos  infelizmente que o pior aconteceu..! 

Ricardo era manso, comedido, educado, um gentlemam por excelência. Merece o melhor descanso eterno. 

Adeus meu amigo..! 

*****
Valderi Duarte é jornalista e cineasta - nas redes sociais. 


Ricardo Alaggio partiu. Teresina fica mais pobre. E, cada vez que perdemos um amigo, ficamos mais vazios. Economista, professor, intelectual e crítico.

Um garoto desengonçado e míope por trás do homem elegante e cordato. 

Compartilhei com Alaggio oito anos de trabalho em conjunto enquanto Superintendente de Comunicação da UFPI, e tive sua companhia como diretor da EDUFPI. Juntos, assumimos o grande desafio da EDUFPI em fazer da editora um lugar referenciado. Saímos de uns dois livros numa feira de livro para mais de cem lançamentos em nosso último ano de gestão. Ricardo ria e dizia que estava lançando um livro a cada hora.

O pesquisador Ricardo Alaggio Ribeiro defendeu tese brilhante com o título “Kennedy e o Brasil: Os primeiros anos da Aliança para o Progresso” e por ela recebeu o prêmio “  Frankin Delano Roosevelt do Departamento de Estado-USA”.

Acima de tudo, bem humorado, amigo cordato.

Vai fazer uma falta danada com o seu jeito estabanado de ser.

Que Deus te receba, Ricardo!

*****
Jacqueline Lima Dourado, professora doutora da UFPI.


Nós que fazemos a UFPI perdemos nessa segunda-feira, 21/10/2024, o economista, cientista político e professor Ricardo Alaggio Ribeiro. Eu, particularmente, perdi um amigo, um parceiro que sempre apoiou incondicionalmente as minhas publicações. Seu modo de ser, alegre, simples, disponível fará muita falta na Editora da UFPI. 

Nesse momento de dor profunda, quero transmitir meus sentimentos a todos que tiveram a sorte de conhecer esse ser humano maravilhoso. Que os bons momentos vivam para sempre no coração de cada um.

Abraços solidários e fraternos a todos os familiares e amigos. Da amiga e companheira de trabalho.

*****
Maria do Livramento Fortes Figueiredo, Professora Titular da UFPI.

 

A Fundação Quixote, mantenedora dos principais salões de livros no Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Ricardo Alaggio, ocorrido nessa segunda-feira (21/10) em Teresina.
 
O Prof. Dr. Ricardo Alaggio como Diretor da Editora da UFPI (EDUFPI) contribuiu significativamente para o sucesso do SaLiPi (Salão do Livro do Piau) na UFPI. 

A Fundação Quixote e todos que fazem o SaLiPi expressam solidariedade a familiares e amigos do Prof. Dr. Ricardo Alaggio rogando a Deus para que o acolha no reino da glória. 

****
Fundação Quixote 

Comentários