O general de Exército, Maurílio Miranda Netto Ribeiro, comandante Militar do Nordeste, se reuniu na terça-feira (03) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins para tratar sobre a segurança das Eleições Municipais de 2024.
O plenário do TRE-PI já aprovou o envio de tropas federais para 58 zonas eleitorais do estado, contemplando 188 municípios cobertos pelas forças militares no dia da eleição.
O presidente do TRE afirmou que a reunião tratou sobre a logística para a segurança do pleito e lembrou que TSE ainda vai apreciar os pedidos de reforço nos municípios piauienses.
“Estamos aguardando se o TSE vai aprovar a quantidade de municípios que pediu o reforço federal. É importante a presença do Exército para garantir a paz, a ordem, a tranquilidade e a democracia em nosso estado do Piauí. O objetivo é assegurar a livre manifestação do eleitor no dia das eleições”, disse o presidente.
O general Maurílio Ribeiro informou que há uma estimativa do Piauí receber cerca de 13 mil 500 militares para a segurança das eleições e que a quantidade de oficiais depende do plano aprovado pelo TSE.
“Todo efetivo vai ser distribuído, levando em conta a realidade de cada municípios, mas principalmente com base nos locais de votação. E os 13 mil 500 militares é uma estimativa, que pode ser para mais ou para menos”, disse o general que também ressaltou que a reunião no TRE foi bastante proveitosa.
“Logo que o TSE delibera pelo emprego das tropas federais no Piauí, esse pleito será encaminhado ao Ministério da Defesa, a quem caberá informar ao Exército brasileiro para que possa fazer o plano de segurança. Historicamente, o Exército vem dando essa contribuição à Justiça Eleitoral na garantia da votação e apuração, e é mais uma oportunidade que reafirmarmos o nosso permanente compromisso na defesa da democracia, da paz e da segurança no nosso País”, afirmou o comandante militar do Nordeste.
Logo após a reunião, o comandante entregou ao presidente do TRE uma medalha e dois livros: “Nação e Exército”, de Gilberto Freyre e “Soldados da Pátria – história do Exército Brasileiro de 1889 a 1937”, de Frank D. McCann. O desembargador Sebastião Ribeiro Martins retribuiu a gentileza com a entrega da nova edição 2024 do Código Eleitoral Anotado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.