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Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
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Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/09/2024 - 17h53

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03/09/2024 - 17h53

Rebaixamento de trecho da Av. João XXIII melhora trânsito na Ledeira do Uruguai

Com investimento de R$ 46 milhões, empreendimento vai dar fluidez e reduzir os transtornos no tráfego de veículos que circulam pela capital piauiense.

 

 

O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, inaugurou nesta terça-feira (03), a trincheira Ladeira do Uruguai, em Teresina. Importante intervenção para a melhoria da mobilidade urbana da capital piauiense, a obra deve reduzir o número de engarrafamentos e melhorar o fluxo de veículos que utilizam a via diariamente.

Em sua fala, o ministro Renan Filho destacou o aumento de rodovias em boas condições no estado. A malha considerada "boa" no Índice de Condição de Manutenção (ICM) piauiense subiu de 63% para 85% entre 2022 e 2024. Segundo ele, o trabalho para melhorar a trafegabilidade da população segue firme. "Hoje inauguramos uma obra linda, muito importante para Teresina e todo o Piauí. Tenho viajado por todo o país para entregar obras importantes que se iniciaram ainda no governo atual e para acelerar obras que estavam paradas. Vamos entregar tudo o que o povo brasileiro merece", disse o ministro.
 

Entrega da trincheira Ladeira do Uruguai, em Teresina, no Piauí.
Entrega da trincheira Ladeira do Uruguai, em Teresina, no Piauí.

O empreendimento fica na interseção da rodovia BR-343/PI com a Av. João XXIII, entre os Km 340,98 e Km 341,50, com uma extensão total de 1,027 km. A liberação do segmento vai melhorar as condições de segurança e trafegabilidade da rodovia, proporcionando maior fluidez ao tráfego, minimizando acidentes e efetivando soluções para os diversos problemas existentes no local, possibilitando ainda a atração de investimentos, formação de empregos, o progresso da região e a consequente melhoria das condições de vida da população. O valor total de investimento foi de aproximadamente R$ 46,1 milhões.

A obra é integrada ao Contorno Rodoviário de Teresina, o que inclui os viadutos do Mercado do Peixe e do Dirceu e a duplicação de um trecho da BR-343 entre a Ladeira do Uruguai e a Avenida Miguel Rosa, uma extensão de 7,6 quilômetros. O projeto desenvolvido pelo DNIT objetivou um melhor disciplinamento do tráfego na confluência das BR-343 (Av. João XXIII) Timon – Altos, com melhoria nas alças que dão sentido a BR-316/PI (através da BR-343/PI) e Av. Zequinha Freire.

A trincheira tem extensão de 420,00m sob a rótula existente, é composta de duas pistas, cada uma com 7,20m de largura, separadas por uma barreira new jersey, faixas de segurança com 0,50m e acostamentos com 1,50m; entre o acostamento e o muro existe um refúgio/guarda-rodas com largura de 0,40m.

Importância da rodovia

A BR-343 é uma rodovia diagonal do Piauí, que liga o litoral ao sul do estado, iniciando na cidade de Luís Correia e finalizando na cidade de Bertolínia, passando pela capital Teresina, com uma extensão total de 742 quilômetros. Além disso, contribui para o desenvolvimento do estado, visto que liga a capital (Teresina) ao litoral, o que proporciona o desenvolvimento do turismo, além de interligar o Piauí ao Ceará, no entroncamento com a BR-404.

Avanços no estado

No Piauí, o DNIT também atua na construção da ponte que fará a ligação entre os municípios de Santa Filomena, no Piauí, e Tasso Fragoso, no Maranhão. A obra faz parte do projeto de implantação da BR-330/PI e deve ser uma importante ligação para facilitar o escoamento da produção de grãos da região, conectando os municípios do sul piauiense à região produtora de Balsas/MA.

Nas próximas semanas, a autarquia deve licitar obras de duplicação nas BRs 343/PI e 316/PI, que trarão impactos positivos para a mobilidade urbana da capital Teresina.

 

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