Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Colunas /

Cultura

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

26/08/2024 - 08h52

Compartilhe

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

26/08/2024 - 08h52

Festival de Violeiros do Norte e Nordeste

 

Homenagem a Pedro Ribeiro, idealizador do festival (Foto: Herivelto Cordeiro)

 Homenagem a Pedro Ribeiro, idealizador do festival (Foto: Herivelto Cordeiro)

Aconteceu em Teresina-Piauí, nos dias 23 e 24 de agosto, o 49? Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, na concha acústica do Teatro de Arena da Praça da Bandeira no centro da capital piauiense. 

Algo chamava a atenção de quem chegava e tomava assento e aguardava o início das apresentações. O rosto desenhado em tamanho grande de duas personalidades que tem a ver com a história dos festivais. O do saudoso empresário João Claudino e o outro de uma figura não menos icônica o do professor, advogado, jornalista, locutor, violeiro e repentista Pedro Mendes Ribeiro.  

Pedro Mendes que após realizar o primeiro festival de violeiros no ano de 1971 foi chamado pelo empresário João Claudino que curioso com toda aquela movimentação quis saber de Pedro Mendes qual o objetivo daquele festival. Pedro Mendes respondeu a João Claudino que era o resgate da literatura de cordel que àquela altura dava sinais de estava num processo de desaparecimento. E a partir daí João Claudino se colocou à disposição para apoiar a iniciativa de Pedro Mendes Ribeiro. 

Nos primeiros anos de realização do festival veio uma equipe de estudiosos dos EUA que filmou todo o festival e com o resultado das pesquisas do grupo americano logo em seguida a famosa e histórica universidade de Sorbonne em Paris se interessou pelo o que representava para a cultura de um povo, no caso o festival de violeiros, sugeriu que fosse editada uma espécie de gramática com os termos do repente. E esta gramática foi editada para auxílio de interessados de um modo geral no assunto. 

Em 1985 o Prefeito de então Wall Ferraz fez o festival constar no calendário de eventos comemorativos ao aniversário de Teresina. 

Contou o 49? Festival com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado do Piauí e como sempre desde o 2? festival do Armazém Paraíba. 

É considerado O Maior Espetáculo de Repente da Terra. Há uma grande participação popular com o povo lotando as arquibancadas da concha acústica e se manifestando   com calorosos aplausos  para a duplas de violeiros que se apresentam no palco da concha. 

Nesta edição 2024 participaram violeiros de vários estados do norte e nordeste do Brasil.

*****
Herivelto Silva Cordeiro, servidor público federal - nas redes sociais. 

Comentários