O Terminal Pesqueiro de Luís Correia, que está sendo construído ao lado do Porto Piauí, será o mais industrial do país, pois contará com um condomínio de indústrias de beneficiamento do pescado. É bem mais do que apenas ser um ponto de desembarque e armazenamento do pescado, como ocorre nos outros cinco terminais em funcionamento no Brasil.
As informações são do diretor-comercial do Porto Piauí, Igor Pontes, que tratou do tema durante o Made in Piauí, evento que discute os desafios da industrialização do Piauí. Ele palestrou ao lado do Daniel Munhoz, gerente de Relações Internacionais da Investe Piauí, empesa do Governo do Piauí. O evento foi realizado pelo curso de Administração da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
Diferente dos terminais pesqueiros existentes no país, que são descritos por Pontes como "simplistas", o terminal de Luís Correia integrará um complexo industrial completo. "Normalmente, os terminais pesqueiros no Brasil não estão desenvolvidos para realizar processos produtivos no próprio terminal. O pescado é descarregado e levado diretamente ao mercado consumidor ou a restaurantes", comentou Pontes.
Já o cluster piauiense terá instalações para processar, congelar, embalar e até enlatar o pescado, permitindo sua comercialização em mercados locais, nacionais e internacionais.
Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, existem no Brasil hoje 12 terminais pesqueiros Públicos, mas apenas cinco em funcionamento: Cabedelo (PB), Manaus (AM), Santos (SP), Cananeia (SP) e Vitória (ES). Cabedelo, Vitória e Manaus estão concedidos à iniciativa privada e os outros também o serão em breve.
Igor Pontes afirmou ainda que o condomínio industrial vai ter impacto econômico e social, pois proporcionará uma fonte segura de renda para os pescadores artesanais, que frequentemente enfrentam dificuldades para vender seu pescado a preços justos. "As indústrias que se instalarem comprarão o pescado, com preços justos para os pescadores", explicou.
A previsão é que o Terminal Pesqueiro esteja em funcionamento até o primeiro semestre de 2025. Até o momento, foram investidos mais de R$ 100 milhões no complexo portuário, do qual o terminal faz parte.
As informações são do Piauí Negócios.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.