O Governo do Estado do Piauí oferecerá 120 bolsas de intercâmbio para alunos da rede pública estadual de ensino em países como Estados Unidos, Canadá e Espanha, em 2014. O projeto-piloto, encomendado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) pelo governador Wilson Martins, terá início no segundo semestre de 2013 com a realização de curso intensivo de línguas inglesa e espanhola beneficiando 1.500 alunos. O projeto será custeado pelo Tesouro Estadual, com investimento anual de aproximadamente R$ 6 milhões.
“Esse é um programa que nós sonhamos e temos orgulho de começar a executar. Vamos dar, a partir do critério do mérito, chances dos nossos melhores alunos terem essa experiência de intercâmbio, aprendendo línguas, conhecendo países, sua história e cultura”, disse o governador Wilson Martins, idealizador do projeto.
Segundo Ivanilde Castro, gestora do projeto, será aberto edital de seleção dos alunos que participarão do curso intensivo a ser realizado em todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) a partir de junho. “A seleção será feita entre alunos do primeiro ano do Ensino Médio que cursaram o ano anterior na rede estadual e tem média acima de 8,0 em português e matemática”, explica a professora.
Os alunos inscritos terão seu histórico escolar avaliado por comissões instituídas por cada GRE. Já os alunos que farão o intercâmbio serão escolhidos a partir de seu desempenho no curso intensivo de línguas e do resultado em uma prova de proficiência.
Os países nos quais os alunos estudarão durante um semestre letivo (com primeira turma a partir de 2014) são Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. “A parceria será firmada entre o Governo do Estado e as embaixadas desses países. O intercâmbio será com escolas de Ensino Médio, com acompanhamento de empresa que atua nessa área escolhida através de licitação”, esclareceu Ivanilde Castro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.