Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Colunas /

Cultura

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

25/03/2024 - 17h36

Compartilhe

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

25/03/2024 - 17h36

Ponto Para o SALIP2

 

 

Em abril de 2016, realizou-se em Pedro II a primeira edição do SALIP2. O público compareceu, e o salão do livro foi um sucesso. No entanto, entre os organizadores do evento, havia o receio fundado de que o evento pudesse sofrer solução de continuidade. Presente à festa, fiz a seguinte advertência: Se vocês quiserem garantir a permanência do salão, pressionem a Câmara Municipal do município para que crie uma lei tornando-o patrimônio da cidade. Só assim, o SALIP2 permanecerá vivo”.  A lei não se efetivou e o salão passou 8 anos no limbo.

Com ardente paciência, os intelectuais e produtores culturais pedrossegundenses persistiram na luta que, finalmente, fez-se vitoriosa. A prefeita Elisabete Brandão acaba de sancionar a Lei nº 1.416/2023, aprovada pela Câmara Municipal, garantindo permanência do salão. Aberto com uma bela festa na noite do dia (22/03/24), o SALIP2 voltou em grande estilo. Os dois homenageados desta edição figuram entre os intelectuais mais brilhantes do Piauí: Wilson Brandão e Genuíno Sales.
 
Ao longo de três dias, marcaram presença no SALIP2 figuras de expressão da cultura piauiense: escritores, professores e agentes das mais diversas manifestações artísticas. Literatura, música e artes plásticas estarão presentes no coração da cidade.

No sábado (23/03), tive a honra de conversar com adultos, jovens e crianças sobre um tema que me é muito caro: A arte a serviço da vida. Na saída do auditório, vi uma cena que me deixou feliz e esperançoso: um garotinho, de uns dois anos de idade, muito compenetrado, enfiava o pincel num potinho de tinta amarela e recriava o mundo com sua “arte”. Ferreira Gullar tem razão: “A arte existe porque a vida não basta”. Longa vida ao SALIP2!

*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais. 

Comentários