O governador Rafael Fonteles visitou, nesta sexta-feira (15), o Porto de Singapura, considerado o maior do mundo em capacidade de contêineres. Na oportunidade, o gestor se reuniu com diretores da Autoridade Portuária de Singapura (PSA), responsável pela administração do local, para conhecer o trabalho realizado e explorar possíveis oportunidades na operação do Porto de Luís Correia, bem como em toda a malha logística do Piauí.
Atualmente, o Porto de Singapura tem uma capacidade estática de 200 mil unidades de contêineres, podendo acomodar simultaneamente 60 navios em seus 60 berços. A PSA, responsável por sua administração, já possui operações de transbordo no Brasil e tem o país como foco para expandir as operações. Diante desse interesse, foi discutida, durante o encontro, a operação de contêineres no Porto Piauí, em Luís Correia.
O objetivo da visita técnica foi estabelecer parcerias que possam contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura portuária no Piauí, fortalecendo as relações comerciais e promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências entre os dois portos.
O governador ressaltou a importância dessa aproximação para o crescimento econômico e a competitividade. “Tivemos a oportunidade de conhecer o modelo de gestão e o trabalho que é realizado aqui, onde pudemos a partir disso avaliar o que podemos replicar em nosso porto”, disse Rafael Fonteles.
Autoridade Portuária de Singapura (PSA)
A PSA, operadora do Porto de Singapura, é detentora do maior centro de transbordo do mundo, com conectividade que facilita a movimentação de contêineres em todo o mundo durante o ano inteiro.
A Autoridade Portuária de Singapura já foi premiada como o melhor terminal de contêineres na Ásia pela Asian Freight, Logistics & Supply Chain Awards (AFLAS), pelo Seatrade Maritime Awards Ásia e pelo Supply Chain Asia Awards. Além disso, foi considerada o Melhor Operador Portuário pelo Lloyd’s List Asia Awards.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.