Como conquistar turistas europeus? Os 450 expositores de 85 destinos internacionais presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) buscam essa resposta. Nesta disputa está o Piauí, que aproveita o evento em Portugal – tido como um dos maiores do setor na Europa – para reforçar o trabalho iniciado por meio do Projeto Showcase Piauí em Portugal.
O Piauí desembarca no evento com dois grandes trunfos para abrir espaço no trade turístico europeu: história e emoção. A história é o ponto forte de atração da Serra da Capivara, considerada a maior concentração de abrigos com pinturas rupestres, até o momento, conhecida no mundo e patrimônio cultural da humanidade.
Já a emoção é apresentada pela Rota das Emoções, destino turístico do litoral do Nordeste Brasileiro, que se estende por 500 quilômetros de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.
“A participação neste evento é uma estratégia para consolidação do destino Piauí no cenário português e europeu”, define Bianca Leão, analista que representa o Sebrae Piauí na BTL. Ela explica que a participação do Estado no evento é o desdobramento do Showcase iniciado em novembro de 2023. “Portugal é a nossa porta de entrada para o turismo europeu. A estratégia é consolidar nossa presença neste mercado e ir abrindo espaço em outros países do continente”, contou.
BTL 2024
A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) é considerada uma das mais expressivas da Europa. Com 450 expositores e 85 destinos internacionais, o evento tem expectativa de superar os 63 mil visitantes do ano passado.
Nesta edição da BTL, o estande do Brasil conta com a participação de 29 co-expositores, de 15 estados brasileiros, dando visibilidade para experiências de cinco segmentos prioritários: sol e praia, natureza, gastronomia, cultura e turismo de luxo.
Portugal foi o segundo maior emissor de turistas do continente europeu para o Brasil em 2023 – 182 mil visitantes portugueses nos destinos brasileiros -, ficando atrás apenas da França. O número representa aumento de 21% em relação a 2022. Para 2024, a previsão é receber cerca de 200 mil turistas, segundo o Global Data.
SHOWCASE PIAUÍ
O Projeto do Sebrae no Piauí para incrementar o fluxo de turistas internacionais no Estado já teve várias atividades nos últimos cinco meses. Houve uma press trip, que levou cinco jornalistas portugueses para conhecer os principais atrativos turísticos piauienses.
Na sequência, ocorreu, em Portugal, foram realizadas missões empresariais, seminário de turismo e de divulgação das potencialidades do Piauí, além de rodadas de negócios. “Trabalhamos em várias frentes: tanto para mostrar o Piauí para o mundo como também para capacitar os nossos empresários para atenderem às demandas que surgirão com o aumento do fluxo de turistas, que esperamos que seja cada vez mais crescente”, detalhou Bianca Leão.
O Showcase Piauí é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí, que conta com o apoio da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).
O diretor da VBRATA, Glauco Chris Fuzinatto, explica que o trabalho de promoção e consolidação de um novo destino turístico é de médio e longo prazo. “Há uma forte disputa no mercado. Mas sempre há espaço para destinos como a Serra da Capivara, por exemplo. É um destino ainda desconhecido, mas extremamente encantador. Estamos trabalhando para que seja cada vez mais visitado”, concluiu.
SAIBA MAIS SOBRE OS DESTINOS DO PIAUÍ
PARQUE SERRA DA CAPIVARA
O Parque Nacional Serra da Capivara foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1991. A herança histórica da área remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres.
Localizado no Sudeste do Estado, tem mais de 600 sítios arqueológicos, e sua infraestrutura de visita aos paredões ilustrados na pré-história figura entre as mais bem montadas do país, com uma área preservada de 130 mil hectares.
Em 2022, foi o único destino brasileiro citado pelo jornal The New York Times entre 52 destinos para turistas em busca de viagens sustentáveis.
ROTA DAS EMOÇÕES
A Rota das Emoções é um roteiro no Nordeste brasileiro, que ao longo dos 500 quilômetros de percurso, passa por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. No total, são 14 municípios que compõem a rota, sendo quatro no Piauí: Parnaíba, porta de entrada para o único Delta em mar aberto das Américas, o Delta do Parnaíba; Ilha Grande, cidade de muitos manguezais; Luís Correia, com suas praias e dunas; e Cajueiro da Praia, onde fica localizado o charmoso vilarejo de Barra Grande.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.