Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Colunas /

VC no Acesse

VC no Acesse

contato@acessepiaui.com.br

18/01/2024 - 07h31

Compartilhe

VC no Acesse

contato@acessepiaui.com.br

18/01/2024 - 07h31

A Ética, o Murici e o Dorival

 

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Futebol

 Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira de Futebol

Dorival Jr. é oficialmente o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Está realizando um sonho, há 3 anos Dorival era técnico do Ceará, time rebaixado no Brasileirão naquele mesmo ano, quando largou o time nordestino pelo milionário Flamengo. O "bombeiro" Dorival "apagou o incêndio" e venceu a Libertadores e a Copa do Brasil sem muito esforço, pois contava com o melhor elenco do país.

Como premiação pelos títulos conquistados, Dorival recebeu a não renovação com o time da Gávea. Desempregado até meados de 2023, assumiu o time do São Paulo que passava por sérias dificuldades, sem nenhuma perspectiva de título, a direção demitiu Rogério Ceni e chamou o bombeiro para "apagar o incêndio" e pelo menos classificar para a Libertadores. Ele foi além e venceu a Copa do Brasil na final contra o time que o preteriu. Ainda no ano passado já começou a selecionar o elenco para esse ano e quando tudo parecia tranquilo, veio o convite para comandar a Seleção Brasileira que ele aceitou sem pensar.

Em 2010 o Murici Ramalho foi convidado pela CBF para ser técnico da Seleção. O convite foi feito pelo Ricardo Teixeira em um clube de golfe em meio a uma competição e logo se tornou pública. Na oportunidade, Teixeira perguntou para Murici se ele gostaria de treinar a Seleção, sua resposta foi: "Quero, lógico!". Na certeza de um acerto com o técnico do Fluminense, Teixeira concedeu entrevistas afirmando que Murici iria comandar a Seleção. Mas, quando Murici foi questionado pelo portal Terra se o acordo com a CBF estava fechado, ele respondeu: "Se o Flu não me liberar, o papo vai ser encerrado", disse. "Eu tenho que dar exemplo para os meus filhos. O Fluminense me buscou em São Paulo, e eu não posso deixá-lo na mão. Se o Flu não liberar, eu não vou.". O tricolor não liberou e Murici permaneceu nas Laranjeiras por dois anos onde conquistou o Brasileirão de 2011.

Quando o Dorival foi preterido pelo Flamengo no começo da temporada passada, eu achei injusto, pois, eu penso que ele merecia ter o contrato renovado com aumento de salário devido as conquistas na temporada de 2022. Entretanto, ele fez com o São Paulo o mesmo que fizeram com ele, largou o time na mão, assim como fez com o Ceará em 2021. É fato que as agremiações de futebol demitem seus técnicos as vezes até sem motivos, talvez, o futebol brasileiro seja o campeão em troca de técnico durante uma temporada. Mas isso não é desculpa para os técnicos fazerem o mesmo com os times. Aconteceu com o Botafogo no ano passado quando Luíz Castro deixou a estrela solitária e foi enriquecer no futebol árabe e o time franco favorito ao título, ficou só em quinto lugar no Brasileirão. Mas, Vojvoda permanece no Fortaleza, mesmo recebendo propostas bem mais vantajosas como a do Corínthians.

Não sabemos o que acontecerá no futuro, Dorival pode se eternizar como campeão pela Seleção ou ir para a vala comum dos sem ética caso os resultados não sejam os esperados por todos. Murici não se eternizou como técnico da Seleção, mas deu uma boa lição para seus filhos. Ele mostrou que para vencer de fato, é preciso fazê-lo dentro dos limites da ética.

*****
Carlos Pacheco, jornalista e fotojornalista - nas redes sociais.  

Comentários