O Programa Piauí Saúde Digital segue avançando nos serviços ofertados na cidade de Piripiri. No município, as filas para oito especialidades médicas já estão zeradas e o serviço já contabiliza mais de 25 mil atendimentos realizados.
Um dos beneficiados por esta ação do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) em parceria com o município, é Samuel Lopes de 37 anos, que procurou o Centro Integrado de Especialidades Médicas, após incômodos na região abdominal.
“Quando cheguei ao Centro fui atendido com muita agilidade. O médico da telemedicina passou alguns exames, tomografia e ultrassom, que foram realizados com muita rapidez. Logo após, com os resultados já em mãos, retornei ao centro para uma nova consulta onde ele passou meu diagnóstico, prescreveu a medicação e me encaminhou para uma consulta com a nutricionista, também através do serviço digital. Estou muito satisfeito e recomendo demais esse serviço”, relata Samuel Lopes.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.
Na cidade de Piripiri as filas para atendimentos em oito especialidades estão zeradas, são elas:
psicólogo, psiquiatra, nutricionista, dermatologista, ginecologista, cardiologista, neurologista e pediatra.
Também foram realizados 25.316 atendimentos entre consulta com clínicos gerais, médicos especialistas e exames.
“Esse sistema de telesaúde ofertado aqui em Piripiri é todo integrado com os sistemas federal, estadual e municipal de regulação de consultas, fazendo com que as pessoas reduzam o seu tempo de espera na fila. Nas duas cidades que o programa está implantando, não temos mais filas para diversas especialidades médicas. Estamos levando saúde de ponta para toda a população do Piauí”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.
O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.
A cidade de Lagoa do São Francisco foi a segunda a receber o Piauí Saúde Digital, que disponibiliza telemedicina em dez especialidades médicas nas três unidades básicas de saúde (UBS) do município, além de equipamento de eletrocardiograma ECG em uma unidade básica.
“Nosso objetivo é levar esse serviço para os 224 municípios do Piauí. Nesta semana a cidade de Luzilâdia já assinou o termo de adesão ao programa e em breve estará com os serviços implantados”, disse o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.