O Conselho Municipal de Saúde aprovou, em reunião na manhã desta quinta-feira (28), solicitar à Procuradoria Geral de Justiça do Piauí a intervenção estadual na Saúde de Teresina. A aprovação se deu por 16 votos a favor e 4 abstenções dentre os conselheiros.
A solicitação se dá um dia após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia da unidade pela empresa fornecedora das máquinas para a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os equipamentos foram devolvidos após um acordo entre a empresa e a prefeitura. Além disso, o Conselho também decidiu tomar medidas legais adicionais, incluindo a apresentação de queixa-crime nos Ministérios Públicos Estadual e Federal contra a Prefeitura de Teresina, alegando má gestão dos recursos públicos.
O presidente do Conselho, Rodrigo Maxwel, enfatizou que a situação da saúde pública em Teresina atingiu um estado de calamidade, e a população não pode ser deixada sem atendimento. A crise tem se agravado continuamente, culminando no fechamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante este período de recesso.
A intervenção estadual é vista como uma medida necessária para reverter a situação crítica e assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população teresinense", diz trecho da nota encaminhada pelo Conselho.
A empresa The Imagem, que fornece os equipamentos de imagem para unidades hospitalares de Teresina, fez a retirada de equipamentos alegando atrasos de 18 meses nos repasses por parte da FMS.
Além do aparelho de ultrassonografia e dois de radiografia que foram recolhidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a empresa chegou a dizer que 38 equipamentos distribuídos em outras 12 unidades de saúde da capital seriam retirados também. No entanto, após um contato da prefeitura, a retirada foi suspensa, mas o funcionamento dos equipamentos foi paralisado em todas as unidades de saúde de Teresina, sejam hospitais, maternidades ou clínicas. As informações são do ???? verde.com.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.