Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 28 de dezembro de 2024
Colunas /

Cultura

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

22/10/2023 - 18h45

Compartilhe

Cultura

cantidiosfilho@gmail.com

22/10/2023 - 18h45

FEITO EM CASA está de volta

 

Professor Cineas Santos, agora na TV Assembleia

 Professor Cineas Santos, agora na TV Assembleia

Com alguma frequência, a pergunta: “Professor, quando o Feito em Casa estará de volta? A resposta, sempre a mesma: qualquer dia desses... Irmãos e irmãzinhas, o dia chegou: neste, dia 21 de outubro, aconteceu a reestreia as 14 e 30, através da TV Assembleia (canal 17). Mudamos de endereço; de filosofia, não. O nosso programa foi e será sempre a presença da face luminosa do Piauí na televisão piauiense. Nesta nova temporada, contamos com a participação luxuosa do professor escritor José de Nicola Neto com o quadro “Conversa com o Zé”. O mais, o de sempre: boa poesia, música de qualidade, conversa com gente inteligente...

Em tempo: no Domingo, acontece reprise a partir das 8 horas.

Das Coisas que Marcam 
 
Quando lançamos o Feito em Casa, em maio de 2009, não tínhamos a menor ideia do que poderia acontecer. Acreditei que, com alguma sorte, o programa ficaria no ar por uns dois meses. Ficou 11 anos. Nesse ínterim, vivenciei algumas experiências incríveis. Uma delas me marcaria para sempre. Pouco tempo após o programa estar no ar, fui proferir uma palestra numa escola de Santa Teresa, periferia de Teresina. Até aí, nada de extraordinário: faço isso quase todas as semanas.

No final da conversa com a molecada, fui abordado por um adolescente que, para minha surpresa, me pediu um autógrafo. Não me contive: meu mano, você deve estar pedindo autógrafo à pessoa errada. Sou apenas um velho professor e não uma celebridade. O garoto sorriu e rebateu: “ Põe o autógrafo aí, véio, e deixa de onda”. Perguntei-lhe o nome. “Meu nome é muito complicado. Põe apenas Luiz, que é meu apelido”. Rabisquei alguma coisa e preparei-me para sair. O garoto afirmou: “Por tua causa, já houve rolo lá em casa”. Diante do meu espanto, explicou:  “Eu gosto do teu programa que passa justamente no horário do programa de religião que me minha  mãe assiste. Eu ligava, ela desligava”. Fez uma pausa e encerrou o papo: “Arrumei um trampo, levantei uma grana e comprei um televisor pequeno pra mim e instalei no meu quarto. Lá posso assistir ao programa em paz”. Comovido, nem sei o que falei.

A partir daquele dia, assumi um compromisso que cumpri rigorosamente: antes de levar o programa ao ar, eu sempre me perguntava:  será que está digno do Luiz?  Assim foi e, nesta nova fase do programa, assim será!

*****
Cineas Santos, professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais. 

Comentários