Durante encontro com gestores estaduais e municipais da saúde no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) nesta terça-feira (3), o médico infectologista Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS), enfatizou a necessidade de união de todos os entes para ampliação da cobertura vacinal no país. A campanha estadual de multivacinação foi lançada nesta terça-feira, em Teresina.
Na oportunidade, o diretor do MS afirmou que esse é um desafio que só será vencido com a participação de todos.“Não vamos conseguir fazer isso sozinhos. Precisamos ter uma aproximação dos estados e municípios, trabalhar juntos. Esse é um problema de todos nós e a solução está conosco, principalmente com quem faz a vacinação”, lembrou.
O encontro com gestores visa reforçar as orientações para a execução da Campanha Estadual de Multivacinação, iniciada no último sábado (30) e que acontece até o próximo dia 14 de outubro. Depois de Teresina, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizará o lançamento da campanha na cidade de Alvorada do Gurguéia, no sul do estado.
“A Sesapi realizou o micro planejamento, capacitando os 224 municípios piauienses, para a elaboração do plano municipal de estratégia para a multivacinação. Estamos muito confiantes. Nossa expectativa é alcançarmos a meta”, concluiu Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.
O trabalho integrado também foi destacado por Leopoldina Cipriano, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). “Essa abordagem interseccional é importante para garantir a qualidade dos serviços. Não dá para falar em garantia de um serviço de qualidade se não trabalharmos de forma intersetorial”, pontuou a presidente.
Ainda no evento, a primeira-dama do estado, Isabel Fonteles, apresentou o Pacto pelas Crianças aos gestores municipais.
“Queremos contribuir para ampliar a vacinação no estado do Piauí para mais de 90% . Na nossa Carretinha da Saúde, por exemplo, estamos levando além dos atendimentos de fonoaudiologia, odontologia e fonoaudiologia, a oportunidade de atualização da caderneta de vacina, em parceria com os municípios. É muito importante que os pais e cuidadores estejam atentos a caderneta de vacina, e que sejam feitas também as buscas ativas para garantir o direito à vacina. É importante que todos se unam para garantirmos mais saúde para todos”, afirmou.
Ao término da reunião, Éder Gatti parabenizou os gestores piauienses e demonstrou otimismo pelos bons resultados da campanha estadual. “Percebemos que no Piauí todos estão empenhados politicamente em recuperar as coberturas vacinais. Isso é muito importante, pois estamos dando as mãos para recuperar as coberturas vacinais”, concluiu o diretor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.